As alterações no processo de projeto das empresas construtoras e incorporadoras devido à NBR 15575 – Norma de Desempenho

Autores

  • Ana Cláudia Cotta Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paulo Roberto Pereira Andery Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Norma de Desempenho, Gestão do Processo de Projeto, Garantia do Desempenho.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a proposição de ferramentas auxiliares ao processo de projeto para atendimento à NBR 15575. Para o desenvolvimento das ferramentas foi identificado, por meio de diagnóstico exploratório, como o processo de projeto das empresas construtoras e incorporadoras trata o atendimento aos requisitos de desempenho. O método adotado é o Design Science Research, e envolveu a realização de diagnóstico em quatro empresas, o desenvolvimento de ferramentas auxiliares ao processo de projeto, sua implementação nas empresas e análise de sua aplicabilidade. Os resultados mostram que as empresas têm enfrentado desafios: falta de conhecimento da norma e das exigências de projeto, reduzida integração entre disciplinas de projeto e suas atividades correlatas. As ferramentas desenvolvidas facilitam a integração entre funções e disciplinas e foram avaliadas em função de sua aplicação nas empresas e da opinião de especialistas atuantes no mercado. O trabalho traz contribuições para as práticas de mercado, pela proposição das ferramentas. Do ponto de vista científico, aprofunda no diagnóstico sobre o processo de projeto das empresas e apresenta um modelo para facilitar a integração entre as funções de desenvolvimento do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Cotta, Universidade Federal de Minas Gerais

Gestão de Projetos

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

COTTA, A. C.; ANDERY, P. R. P. As alterações no processo de projeto das empresas construtoras e incorporadoras devido à NBR 15575 – Norma de Desempenho. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 133–152, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/73489. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção e Tecnologia de Informação e Comunicação