O papel de espaços abertos comunais na avaliação de desempenho de conjuntos habitacionais

Autores

  • Maria Cristina Dias Lay Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Antônio Tarcísio da Luz Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Espaços abertos comunais, Conjunto habitacional, Tipos arquitetônicos, Apropriação, Avaliação de desempenho, Satisfação do usuário

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a identificação de elementos de projeto que afetam o desempenho de conjuntos habitacionais e o nível de satisfação dos usuários. Enfoca especificamente a apropriação dos espaços abertos coletivos em conjuntos habitacionais constituídos por tipos arquitetônicos diferenciados, onde são exploradas as relações entre características físicas; tipos de apropriação; qualidade e quantidade dos espaços existentes e seus efeitos no relacionamento entre os moradores; manutenção e preservação das edificações e espaços abertos do conjunto; e os níveis de satisfação com o conjunto habitacional. Os resultados, obtidos a partir da avaliação pós-ocupação de doze conjuntos habitacionais situados na área metropolitana de Porto Alegre, atestam sobre a importância do papel desempenhado por espaços abertos comunais na avaliação de desempenho e nível de satisfação dos moradores de conjuntos habitacionais formados por blocos de apartamentos, sobrados, casas isoladas no terreno, em fita e geminadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14.04.2008

Como Citar

LAY, M. C. D.; REIS, A. T. da L. O papel de espaços abertos comunais na avaliação de desempenho de conjuntos habitacionais. Ambiente Construído, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 25–39, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3423. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>