Planejamento de médio prazo: panorama de sua aplicação na construção civil

Autores

  • Vanessa Lira Angelim Universidade Federal do Ceará
  • Thais da Costa Lago Alves San Diego State University
  • Mariana Monteiro Xavier de Lima Universidade Federal do Ceará
  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Planejamento de médio prazo, Last Planner System (LPS), Planejamento de Obras

Resumo

O planejamento de médio prazo (PMP) consiste em uma etapa de planejamento do Last Planner System (LPS), destacando-se como estratégia primordial para garantir a concretização dos planos estabelecidos no planejamento de longo prazo no nível operacional de projetos de construção. Este artigo adota uma abordagem metodológica teórico-conceitual fundamentada em uma revisão sistemática da literatura (RSL), com o objetivo de analisar o atual cenário de uso do PMP. Os resultados obtidos apontam existência de amplo conjunto de práticas no PMP, que podem ser usadas em futuras pesquisas, bem como incorporadas no processo de planejamento e controle da produção por empresas construtoras. Entretanto, constatou-se generalizada ineficiência em sua utilização. Conclui-se que são necessárias mais pesquisas que promovam o estabelecimento eficiente do PMP nos projetos de construção dado o seu reconhecido impacto na remoção de restrições relativas às atividades a serem executadas e consequente relação com a geração de fluxo contínuo nos projetos. Também foram identificadas lacunas na literatura referentes ao impacto do PMP no desempenho dos projetos e quanto à aplicação o Building Information Modeling (BIM) no auxilio das funções do PMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Lira Angelim, Universidade Federal do Ceará

Engenheira Civil pela UFC, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, PMP® (Project Management Professional) desde 2013, ampla experiência em Gerenciamento de Projetos no setor de construção, instrutura de cursos em planejamento de obras e construção enxuta, professora do IFCE e mestranda na UFC na área Gerenciamento de Obras e Empreendimentos.

Thais da Costa Lago Alves, San Diego State University

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Civil and Environmental Engineering - University Of California, Berkeley (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará e associate professor - San Diego State University. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Planejamento e Controle da Produção na Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, planejamento e controle da produção, construção enxuta, cadeia de suprimentos.

Mariana Monteiro Xavier de Lima, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Curso de Design da UFC. Doutora em Arquitetura Tecnologia e Cidades da Universidade Estadual de Campinas (2016), na área de Arquitetura e Construção. Ministra disciplinas das áreas de Projeto e de Representação no Curso de Design e no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na área de Construção Civil do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil. Pesquisa sobre tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao desenvolvimento de projetos.

José de Paula Barros Neto, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Estágio Pós-Doutoral na University of Texas at Austin (2016), com apoio da CAPES. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará; Ex-Diretor do Centro de Tecnologia/UFC, Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Mestrado em Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC. Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC); Diretor-Presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF); Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON); Coordenador técnico do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (INOVACON). Coordenador da Plataforma 2050: uma visão de longo prazo para o Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, construção enxuta, estratégia de produção, estratégia empresarial e pequenas empresas.

Downloads

Publicado

10.12.2019

Como Citar

ANGELIM, V. L.; ALVES, T. da C. L.; LIMA, M. M. X. de; BARROS NETO, J. de P. Planejamento de médio prazo: panorama de sua aplicação na construção civil. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 97/104, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/91275. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>