Avaliação da qualidade de projetos: uma abordagem perceptiva e cognitiva

Autores

  • Antônio Tarcísio da Luz Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Dias Lay Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

avaliação, qualidade de projetos, abordagem perceptiva, abordagem cognitiva, percepção ambiental, desempenho do ambiente construído

Resumo

Este artigo trata da avaliação da qualidade de projetos urbanos e de edificações, através da abordagem perceptiva e cognitiva adotada na área de estudos Ambiente-Comportamento. Os conceitos de percepção e cognição são definidos e relacionados à avaliação de projetos. A importância de tal abordagem para a qualificação do ambiente construído é salientada. São apresentados exemplos de sucesso e de insucesso em projetos urbanos e em edificações, em função, respectivamente, da consideração e da desconsideração de uma abordagem de projeto e de avaliação da qualidade de projetos que estivesse caracterizada pela percepção dos usuários de tais projetos ou de projetos similares. São propostas categorias definidoras da qualidade urbana que servem para estruturar os aspectos físicos associados à qualidade do espaço construído. Essas categorias propostas estão fundamentadas na natureza de tais aspectos físicos quanto à estética, ao uso e à estrutura do espaço construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25.04.2008

Como Citar

REIS, A. T. da L.; LAY, M. C. D. Avaliação da qualidade de projetos: uma abordagem perceptiva e cognitiva. Ambiente Construído, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 21–34, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3710. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>