Condições-limite para utilização do sistema de tubo de queda único nos sistemas prediais de coleta de esgoto sanitário residencial

Autores

  • Vera Maria Cartana Fernandes Universidade de Passo Fundo
  • Orestes Marraccini Gonçalves Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

sistemas prediais, sistema predial de esgoto sanitário, sistema de ventilação, ventilação primária

Resumo

Este artigo apresentada algumas condições-limite de utilização do sistema de tubo de queda único em sistemas de esgoto sanitário residencial, através da avaliação das condições de ventilação dentro desses sistemas. Foram realizados ensaios em protótipos de sistemas prediais de esgoto sanitário residencial, usando tipologias de edificações brasileiras, em que foram analisadas as pressões em diversos pontos dos sistemas, como também o comportamento dos fechos hídricos dos desconectores. Os protótipos foram ensaiados com diversos arranjos de descarga e diâmetros de tubulações, todos dotados apenas da ventilação primária. O objetivo desta pesquisa é proporcionar aos projetistas de sistemas hidráulicos prediais condições mais seguras de utilização desse tipo de subsistema de ventilação, o qual foi introduzido na última revisão da NBR 8160 – Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução – Procedimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24.04.2008

Como Citar

FERNANDES, V. M. C.; GONÇALVES, O. M. Condições-limite para utilização do sistema de tubo de queda único nos sistemas prediais de coleta de esgoto sanitário residencial. Ambiente Construído, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 7–18, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3675. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)