Concretos com cinza do bagaço da cana-de-açúcar: avaliação da durabilidade por meio de ensaios de carbonatação e abrasão

Autores

  • Sofia Araujo Lima Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Almir Sales Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Fernando do Couto Rosa Almeida Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Juliana Petermann Moreti Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Kleber Franke Portella Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - LACTEC

Palavras-chave:

Concreto, Cinza do bagaço da cana-de-açúcar, Durabilidade

Resumo

O bagaço é gerado como resíduo do processamento do açúcar e do álcool. Esse resíduo é utilizado para a cogeração de energia por meio da queima em caldeiras, restando ao final as cinzas residuais do bagaço da cana-de-açúcar (CBC). Atualmente, essas cinzas são aproveitadas nas lavouras de cana como adubação orgânica, apesar de ser um material com poucos nutrientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a durabilidade de concretos que utilizaram a CBC em substituição ao agregado miúdo por meio de ensaios de carbonatação e abrasão. Os valores obtidos nesses ensaios foram comparados aos obtidos para um concreto sem CBC. Os concretos foram dosados para que tivessem a mesma consistência e o mesmo teor de argamassa. Produziram-se traços com 0%, 30% e 50% de CBC, em substituição ao agregado miúdo em três grupos diferentes. Foram realizados ensaios mecânicos e, a partir dos resultados obtidos, os concretos que apresentaram os melhores resultados foram submetidos ao ensaio de carbonatação, nas idades de 60, 120 e 210 dias, e ao ensaio de abrasão superficial, aos 28 dias. Os resultados obtidos permitiram concluir que a carbonatação e a abrasão do concreto produzido com a CBC como substituto parcial do agregado miúdo e o cimento CP II E 32 são similares ao concreto sem adição da cinza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Araujo Lima, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos

Almir Sales, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

<!--[endif]-->

Fernando do Couto Rosa Almeida, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Juliana Petermann Moreti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Kleber Franke Portella, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - LACTEC

<!--[endif]-->

Downloads

Publicado

27.04.2011

Como Citar

LIMA, S. A.; SALES, A.; ALMEIDA, F. do C. R.; MORETI, J. P.; PORTELLA, K. F. Concretos com cinza do bagaço da cana-de-açúcar: avaliação da durabilidade por meio de ensaios de carbonatação e abrasão. Ambiente Construído, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 201–212, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/16810. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos