Proposta de modelo estatístico para hierarquização do resultado de pesquisas de satisfação de clientes

Autores

  • Raísse Layane de Paula Saraiva Universidade Federal do Ceará
  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Maurício Furtado Maués Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Satisfação, requisitos de clientes, produtos imobiliários, modelo estatístico, estatística.

Resumo

Atender aos requisitos dos clientes é primordial para qualquer empresa ou indústria, uma vez que entregar aos clientes o produto que eles desejam é a sua razão de existir. Nos projetos habitacionais, compreender e traduzir tais requisitos em atributos de projeto visa buscar a total satisfação dos clientes e garantir vantagem competitiva. Para tanto, metodologias baseadas em aspectos qualitativos vêm sendo desenvolvidas, ainda assim, estas apresentam limitações quanto à garantia da qualidade dos produtos imobiliários. Com o intuito de propor um modelo para hierarquizar requisitos resultados de pesquisas de satisfação, baseado em aspectos quantitativos, este trabalho se dispôs a analisar um banco de dados composto por pesquisas de satisfação de empreendimentos habitacionais de padrões econômicos distintos. Foram empregadas análises das medidas de tendência central e dispersão, determinação da confiabilidade por meio do Alpha de Cronbach e análise fatorial. Pôde-se constatar que a principal ferramenta capaz de atender aos objetivos é a análise fatorial, sendo os aspectos construtivos com maior possibilidade de fornecer satisfação aos clientes aqueles relacionados a tamanho, qualidade, funcionalidade e conforto.

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Publicado

24.05.2021

Como Citar

SARAIVA, R. L. de P.; BARROS NETO, J. de P.; MAUÉS, L. M. F. Proposta de modelo estatístico para hierarquização do resultado de pesquisas de satisfação de clientes. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 47–63, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/105609. Acesso em: 29 mar. 2024.

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