Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado

Autores

  • Alisson Gadelha de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Neres da Silva Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcos Alyssandro Soares dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB - Campus João Pessoa

Palavras-chave:

Inspeções visuais, Manisfestações patológicas, Grau de deterioração, Durabilidade.

Resumo

Manifestações patológicas atingem obras civis em ambientes agressivos distintos. Com isso, ações por inspeções técnicas e eventuais intervenções são necessárias através do uso de metodologias específicas, que minimizem subjetividades nesse processo e garantam soluções adequadas quanto à durabilidade. Este artigo aplica metodologias de inspeção em uma ponte situada no nordeste brasileiro. Para tanto, foram identificadas manifestações patológicas e escolhidos elementos a serem avaliados no cálculo de deterioração da metodologia GDE (grau de deterioração de estruturas) adaptada e análise técnica da norma DNIT. O grau de deterioração global da estrutura obtido pela metodologia GDE foi de 64,03, que qualifica em “nível de deterioração alto”, e a nota técnica atribuída pela norma DNIT foi igual a 3, sendo considerada uma estrutura como “potencialmente problemática”. A experiência e qualificação técnica nessas avaliações são fatores imperativos. Entretanto, na metodologia GDE adaptada, a subjetividade da inspeção ficou reduzida com a existência de formulações matemáticas nas quais os elementos foram avaliados através das presentes manifestações patológicas por fatores de ponderação. Dessa forma, foi possível quantificar e classificar o estado de conservação da estrutura, indicar a necessidade de intervenção e obter comparação entre metodologias de inspeções em pontes, na garantia do refinamento de resultados e de reprodução em outras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07.07.2020

Como Citar

MEDEIROS, A. G. de; SÁ, M. das V. V. A. de; SILVA FILHO, J. N. da; ANJOS, M. A. S. dos. Aplicação de metodologias de inspeção em ponte de concreto armado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 687–702, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/94378. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)