Análise comparativa dos resultados do desempenho térmico da envoltória de uma edificação residencial pelos métodos de simulação do RTQ-R e da NBR 15575-1

Autores

  • Arthur Santos Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enedir Ghisi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

simulação computacional, desempenho térmico da envoltória, RTQ-R, NBR 15575, análise de sensibilidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar comparativamente os resultados do desempenho térmico da envoltória de uma edificação residencial por meio dos métodos de simulação do RTQ-R e da NBR 15575-1. Para obter níveis de desempenho variados, foi realizado um experimento aleatório com amostragem pelo hipercubo latino. Selecionaram-se os parâmetros variáveis e geraram-se 500 combinações aleatórias. Foi considerado o clima de Florianópolis, SC, e utilizado o programa EnergyPlus para as simulações. Observou-se que, dependendo do cenário de análise, os métodos podem produzir resultados equivalentes ou não. A maior parte dos casos diferiu na análise do inverno, ou seja, 134 casos apresentaram nível A ou B no RTQ-R, e Mínimo ou Não atende pela NBR 15575-1. Para as análises de verão, há 66 casos em que o RTQ-R resulta em nível E, enquanto a NBR 15575-1 resulta em nível Intermediário. Apesar de a análise de sensibilidade indicar semelhança entre os métodos de simulação, o RTQ-R contempla um método de avaliação mais completo e abrangente. No entanto, mais atenção deve ser dada às próprias tabelas de classificação dos métodos, que podem ser as causas de algumas das discordâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Santos Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia Civil. Conforto Ambiental e Energia. Universidade Federal de Santa Catarina.

Enedir Ghisi, Universidade Federal de Santa Catarina

PhD, professor do departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

20.02.2014

Como Citar

SILVA, A. S.; GHISI, E. Análise comparativa dos resultados do desempenho térmico da envoltória de uma edificação residencial pelos métodos de simulação do RTQ-R e da NBR 15575-1. Ambiente Construído, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 215–230, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/40213. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>