Estimativa das propriedades de flexão estática, dureza e tenacidade de madeiras tropicais brasileiras através de análise de porosimetria por intrusão de mercúrio

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia do Ambiente Construído, Construção Civil, Engenharia Civil

Resumo

A NBR 7190 (ABNT, 1997) define a caracterização simplificada, onde há o uso de relações matemáticas entre as propriedades de resistência e rigidez. Devido à grande influência da porosidade e da densidade aparente nas propriedades das madeiras e à busca por modelos matemáticos cada vez mais precisos, este trabalho teve como objetivo gerar modelos de regressão para a estimativa das propriedades de flexão estática (resistência “ ” e módulo “ ”), resistência à dureza paralela “ ” e normal às fibras “ ”, e resistência à tenacidade “W” de madeiras tropicais brasileiras a partir dos valores de porosidade, obtidos por meio da análise de porosimetria por intrusão de mercúrio, da densidade aparente e com base em ambas as propriedades em modelos de regressão multivariáveis. Todos os modelos de regressão apresentaram coeficientes de determinação “R2” superiores a 50%. A , a  e a W foram melhor estimadas pela densidade aparente, enquanto o  e a  foram melhor estimados considerando a densidade aparente e a porosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17.03.2023

Como Citar

ALMEIDA, A. de S.; CRISCUOLO, G.; SILVA, D. A. L.; PANZERA, T. H.; LAHR, F. A. R.; CHRISTOFORO, A. L. Estimativa das propriedades de flexão estática, dureza e tenacidade de madeiras tropicais brasileiras através de análise de porosimetria por intrusão de mercúrio. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 213–224, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/116930. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.