
 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

 

 

 

 

 

ST 17 – A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-

1988) EM NOVOS OLHARES E ABORDAGENS 



772 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

A indústria da televisão brasileira nos primeiros anos da ditadura cívico-

militar (1964-1968) 

The Brazilian television industry in the early years of the civic-military dictatorship (1964-

1968) 

Berenice Hernández Pérez1  

Tras el golpe cívico-militar asestado contra el gobierno de João Goulart en marzo 

de 1964 y que llevo a la presidencia al general Castelo Branco en abril de ese mismo 

año, dio comienzo una era dictatorial en la que los militares ejercieron un terrorismo de 

Estado que estuvo amparado por los presupuestos ideológicos de la Doctrina de 

Seguridad Nacional. En el marco de este conflicto ideológico, la población brasileña (al 

igual que la de otros países del sur del continente como Argentina, Uruguay y Chile) fue 

forzada a suspender sus derechos ciudadanos, tanto de manera individual como 

colectiva, en función de una política de seguridad nacional que se encontraba en guerra 

abierta y permanente contra un enemigo que no sólo se hallaba en el exteriror, sino 

también dentro de sus propios dominios.2 

                                                        
1 Doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista da 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Contato: 

berenicehepe@gmail.com 

2 Al respecto, Nilson Borges señala que la principal razón de la figura del enemigo interno era para mantener 

la cohesión y el espíritu de cuerpo del grupo que se encontraba en el poder (2003, p. 30).  

mailto:berenicehepe@gmail.com


773 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

En el año del golpe cívico-militar existían en Brasil 34 estaciones de televisión y 

más de 1.8 millones de aparatos receptivos. En octubre había tenido lugar el III Congreso 

Brasileño de Radiodifusión, en Río de Janeiro, y en éste se había elaborado y aprobado 

el primer Código de Ética de Radiodifusión en el país.3 Para 1965, el gobierno militar creó 

la Empresa Brasileña de Telecomunicaciones (Embratel) apoyados en la misma Ley que 

instituyó el Código Nacional de Telecomunicaciones de 1962 (expedido durante el 

gobierno de João Goulart). También se creó el Departamento Nacional de 

Telecomunicaciones (Dentel), que fue el encargado de gestionar la concesión de 

licencias de radio, televisión y otros servicios de telecomunicaciones; así como de 

coordinar, orientar, implementar, supervisar y controlar la aplicación de las leyes y 

normas relacionadas al sector.  

Más tarde, el Decreto 56.552 (8 de agosto) creó el Contel y éste fue el encargado 

de supervisar a las emisoras de radio y televisión, así como de reglamentar y censurar el 

contenido de su programación. Sin embargo, como Contel se mostró incapaz de hacer 

una censura política sistemática, la tarea fue transmitida eventualmente al Departamento 

Federal de Seguridad Pública; a través de un acuerdo interno autorizado por el gobierno 

central.  

La Portaria 312, que oficializó tal acuerdo, fue promulgada por Contel y estableció 

normas sobre las cuales aquel departamento debería controlar la radio y la televisión. 

                                                        
3 Cabe señalar que este Código se mantuvo vigente hasta 1980 (MATTOS, 2010, p. 205). 



774 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

Mientras Contel estableció 23 tipos de transgresiones relacionadas al comportamiento 

moral y político, así como las respectivas penalidades a ser aplicadas a los 

programadores; la Portaria estableció normas para clasificar programas de acuerdo con: 

sensualidad; vulgaridad; problemas familiares y religiosos; falta de espíritu cívico; 

presentación de una mentira bien lograda; premio a la pereza y la deshonestidad; 

incumplimiento de los deberes; desvalorización del amor, de la tierra natal y del pueblo 

brasileño; estímulo a los sentimientos de rivalidad, venganza y lucha de clases; estímulo 

de las luchas sobre cuestiones raciales y de nacionalidad.4 

Por otro lado, en ese año el país se asoció a la Organización Internacional de 

Satélites y Telecomunicaciones (Intelsat) y ello conllevó a que, para 1969, Brasil instalase 

su primer sistema satelital (el Tanguá-I). Además, en 1965 también tuvo lugar uno de los 

acontecimientos más relevantes dentro de los anales de la historia de la televisión 

brasileña: la inauguración de la primera emisora de TV Globo (26 de abril en Río de 

Janeiro).5 Roberto Marinho, quien era dueño de la red impresa del grupo Globo, había 

participado junto con Assis Chateaubriand, el gran pionero y promotor de la industria 

televisiva brasileña, en la “Feira de Amostras do Rio de Janeiro de 1939”; en donde tuvo 

lugar la primera exhibición de dicho artefacto en el país.  

                                                        
4 A juicio de Othon Jambeiro,“A Potaria foi a primeira expressão dos valores morais da ditadura militar 

relacionados com a radiodofusão.”(2002, p. 82).   

5 Aunque dicha compañía había recibido la concesión para operar un canal de televisión desde la 

administración del presidente Juscelino Kubitschek (Decreto N. 42.946 del 12 de diciembre de 1957), no 

fue sino hasta mediados de la década de los 60’que la empresa comenzaría sus transmisiones.  



775 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

A partir de esta experiencia, Marinho tuvo la oportunidad de diseñar una estrategia 

para incursionar en el mundo de la ya por entonces consolidada industria televisiva 

brasileña y el resultado de ello fue el acuerdo que suscribió con el grupo estadounidense 

Time-Life en 1962. Dicho acuerdo fue establecido como un contrato de asistencia técnica, 

ya que la legislación brasileña prohibía a cualquier empresa extranjera el participar en la 

dirección intelectual y administrativa de una empresa licenciada para operar servicios de 

televisión.6 Más allá del monto que invirtió el grupo Time-Life en TV Globo, lo interesante 

aquí es que dicha asociación dotó a la empresa con los conocimientos técnicos, 

publicitarios y estructurales del modelo televisivo estadounidense.7 

Desde que arrancó sus transmisiones, TV Globo mantuvo buenas relaciones con 

las diferentes administraciones militares y ello le valió la concesión de permisos para 

expandir su red, pues la política económica del gobierno militar estaba encaminada a 

favorecer la concentración del capital y la generación de corporaciones. El 24 de marzo 

                                                        
6 De acuerdo con Othon Jambeiro,“O acordo estabelecia que o grupo Time-Life daria à Globo apoio técnico 

na implantação de moderna administração, daria novos métodos e habilidades em programação, novos 

programas, atividades de interesse público, controle financeiro, orçamentário e contábil, desenvolvimento 

e especificações de equipamentos, engenharia, treinamento e dimensionamento da equipe, organização 

comercial, técnica e administrativa e o funcionamento de uma estação de TV.  

Além disso, a Time-Life daria suporte à TV Globo na compra de programas e consecução de publicidade 

nos EUA.”(2002, pp. 97-98). 

7 Sin embargo, en 1968 la Comisión Parlamentaria de Investigación que se creó para la revisión de este 

acuerdo concluyó que el mismo violaba los preceptos establecidos en las leyes del país y, por ende, el 

gobierno militar dictó un plazo de 90 días a TV Globo para que regulase su situación. La televisora finalizó 

inmediatamente su contrato con Time-Life y no sólo vendió su principal edificio a dicho grupo, sino que 

también comenzó a pagar 45% de sus beneficios netos a manera de renta.  



776 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

de 1966, TV Globo comenzaba las transmisiones de su segunda emisora con sede en 

São Paulo y ya para finales de la década la empresa se consolidó como red nacional de 

comunicaciones, cuando sus programas comenzaron a ser transmitidos 

simultáneamente en varias ciudades a través de microondas.  

Por otro lado, en julio de 1966, el Servicio de Censura de Diversiones Públicas del 

Departamento Federal de Seguridad Pública establecería nuevas normas para la censura 

de los programas de televisión. El Congreso, por su parte, había aprobado la Ley 5.070 

(reglamentada en marzo de 1967 por el Decreto N. 60.430), con la cual se creaba el 

Fondo de Fiscalización de las Telecomunicaciones (Fistel). De esta forma, todos los tipos 

de telecomunicaciones autorizadas, incluidas las transmisiones de radio y televisión, 

tenían que pagar una taza anual en el mes de marzo. El objetivo del impuesto era 

financiar la supervisión de las transmisiones y de los servicios de telecomunicaciones, 

así como la elaboración y ejecución de proyectos que perfeccionasen dichas actividades 

de supervisión (JAMBEIRO, 2002, p. 83-84). 

Para el primer semestre de 1967, el gobierno militar había expedido una nueva 

constitución para reforzar y asegurar su estancia en el poder. Con la llegada a la 

presidencia del general Arthur da Costa e Silva el 15 de marzo de ese año, la nueva carta 

magna entraba en vigor mientras que el ala más radical de la milicia brasileña tomaba las 

riendas del país. Una nueva Ley de Seguridad Nacional fue concebida para legitimar las 

acciones del Estado Dictatorial y, por ende, a diferencia de la constitución de 1946, el 

Consejo de Seguridad Nacional dejaba de tener por tarea la defensa del país para 



777 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

ocuparse de la política de seguridad nacional (BORGES, 2003, p. 38). Además, la nueva 

constitución criminalizaba aquello que fuese entendido como “propaganda de subversión 

al orden”, al tiempo que designaba a la Policía Federal como encargada de la censura en 

los medios de comunicación y los espectáculos (JAMBEIRO, 2002, p. 84).  

El SNI, que sería una pieza clave en la consolidación del Estado Dictatorial, llegó 

a contar con un nuevo reglamento en ese año y ello le valió una gran ampliación de su 

estructura. De esta forma, se transformaron las antiguas secciones de seguridad nacional 

de los ministerios civiles en Divisiones de Seguridad e Informaciones (DSIs) y se crearon 

las Asesorías de Seguridad e Informaciones (ASIs). En lo que concierne a los medios de 

comunicación, la tradición nacionalista se mantuvo y por ello ningún extranjero (incluidos 

los naturalizados) podía administrar o controlar ningún ramo de esta industria. La nueva 

constitución también había autorizado al Congreso para reorganizar, de ser necesaria, la 

estructura y la operación de los medios de comunicación en interés del régimen.8 

En este sentido vale la pena señalar que, desde finales de febrero y amparados 

por el Acto Institucional N. 4, el gobierno militar expidió el Decreto N. 236 por el cual el 

Código Brasileño de Telecomunicaciones fue modificado. De esta forma, se dictaron 

nuevas normas para el otorgamiento de concesiones de canales de radio y de televisión 

(por las cuales ninguna persona jurídica o foránea podía dirigir empresas de 

                                                        
8 De acuerdo con Othon Jambeiro,“Isto era uma óbvia ameaça aos mídia, que poderiam ter suas condições 

de trabalho modificadas a qualquer momento por um Congreso na época extremamente dócil à vontade 

do governo militar.”(JAMBEIRO, 2002, p. 85). 



778 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

radiodifusión), al tiempo que se restringió el número de estaciones televisivas que podían 

ser propiedad de una misma persona. Se acordó que cualquier individuo podía recibir la 

concesión para operar directamente hasta 10 canales, aunque sólo 5 podían ser de VHF. 

Además, no estaba prohibida la filiación de los canales a las redes (JAMBEIRO, 2002, p. 

84).  

Ese año también fue creado el Ministerio de Comunicaciones, el cual limitó la 

participación de las organizaciones privadas sobre las agencias reguladoras, al tiempo 

que reforzó la influencia oficial en el sector.9 Al contar con una estructura única que les 

permitiese controlar y operar las actividades de comunicación, los militares no tardaron 

en transferir a dicho órgano los poderes del Contel y del Dentel. Así, el nuevo ministerio 

se apropió del derecho de conducir los procesos de concesión, permisos y renovación de 

los servicios de telecomunicaciones;10 aunque la figura presidencial continuaba siendo la 

única autorizada para conceder canales de radio y televisión.  

En 1967 también se llevaron a cabo los primeros estudios para la implementación 

de un sistema doméstico de comunicaciones vía satélite. El proyecto de Satélites 

Avanzados de Comunicaciones Interdisciplinares (Saci) fue concebido para fines de 

teleeducación. En este sentido vale la pena señalar que, desde el 3 de enero de ese año, 

                                                        
9 A juicio de Sergio Mattos,“Isso facilitou a ingerência política nos meios de comunicação, evidenciada até 

mesmo nos conteúdos veiculados e sempre sobre a justificativa de um control técnico.”(MATTOS, 2000, p. 

104). 

10 Aunque esa ya venía siendo tarea del Contel a partir del Decreto N. 200 que se expidió en ese año, este 

poder fue oficialmente retirado a los estados (JAMBEIRO, 2002, p. 86). 



779 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

el gobierno militar expidió la Ley N. 5.198; por la cual quedó instituida la TV Educativa al 

crear el Centro Brasileño de TV Educativa, cuyo objetivo era el de producir, comprar y 

distribuir programas de carácter educativo. Más tarde en el mes de octubre fue expedido 

el Decreto N. 59.366, por el cual quedó instituido el Fondo de Financiamiento de 

Televisión Educativa.11    

Hacia finales de 1968 (13 de diciembre), todavía con el general Artur da Costa e 

Silva en la presidencia, el Acto Institucional N. 5 (AI-5) fue publicado y, de esta forma, el 

Congreso fue puesto en receso al tiempo que al poder ejecutivo se le otorgaron poderes 

extraordinarios. Además, se suspendieron los derechos políticos del ciudadano y, entre 

otras cosas, se terminó con la garantía del Hábeas Corpus; con lo cual se simplificaron 

los trámites para el encarcelamiento de aquellas personas que resultasen sospechosas 

para el régimen. Con su publicación, la Doctrina de Seguridad Nacional se consolidó y 

desde ese momento comenzaría una nueva etapa que sería considerada como “el golpe 

dentro del golpe”. Tras su expedición se posibilitaría una actividad de censura más 

sistemática por parte del régimen, así como una estructura represiva mucho más 

organizada con el surgimiento de los Destacamentos de Operações de Informações 

                                                        
11 Esta no era la primera vez que el Estado prestaba atención al área educativa dentro de la oferta televisiva, 

ya que desde el gobierno de Kubitscheck se registró la separación entre las emisoras de radiodifusión y 

sus finalidades educativas (JAMBEIRO, 2002, p. 58). De hecho, a comienzos de la década comenzaron a 

circular programas de esta índole tales como el Telecurso, transmitido en 1960 a través de la TV Cultura 

de São Paulo, y el Curso de Madureza, transmitido en 1962 por TV Educativa; el cual llegó a ser uno de 

los primeros proyectos transmitidos de manera simultánea tanto por TV Continental de Río de Janeiro como 

por TV Tupi Difusora de São Paulo (MATTOS, 2000, p. 92). 



780 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

(DOIs), que eran unidades encargadas de perseguir e interrogar a todo aquel que 

resultase sospechoso; además de los Codis, cuya tarea era coordinar los DOIs (JOFFILY, 

2014, pp. 162-163). 

Cuando los militares tomaron el poder en marzo de 1964, en el país había cerca 

de 2 millones de aparatos televisivos. Para 1968 el gobierno militar había introducido una 

política de crédito que permitía a la población adquirir un aparato televisivo en 12, 24 y 

hasta 36 meses; por lo que para 1969 el número aumentó a 4 millones y para 1970 se 

llegó a tener un registro de 5 millones de televisores en el país. Fue en 1968, 

precisamente, cuando se publicó el Decreto-Ley N. 486 que exentaba de las tazas de 

importación a los equipos, partes y piezas de reposición para instalación y manutención 

de las estaciones de radio y televisión con una sola condición: que fueran importados 

directa y exclusivamente por los beneficiarios de la concesión (JAMBEIRO, 2002, p. 80; 

MATTOS, 2000, p. 102).  

Tras el golpe militar, el crecimiento del país se pensó a través de una rápida 

industrialización apoyada en tecnología y capitales externos. En esa época, el 

presupuesto nacional destinado a la publicidad se acrecentó y ello terminó impactando 

en la industria televisiva que se fortaleció. El medio de comunicación fue utilizado 

rápidamente para promover el desarrollo del sistema capitalista al emplearse para 

fomentar la venta de bienes y servicios, además de ser utilizado como promotor de ideas. 

En poco tiempo, la industria televisiva brasileña fue dependiendo cada vez más de los 

anunciantes extranjeros, pues las empresas transnacionales que llegaron a invertir en el 



781 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

país se transformaron en los empleadores más importantes del medio (JAMBEIRO, 2002, 

p. 94; MATTOS, 2000, p. 103). 12 

La idea de que los programas de televisión debían ajustarse a la rutina de los 

horarios de trabajo y de placer en una casa se consolidó en Brasil. El público por 

excelencia era la familia, por lo que los instrumentos de estandarización de la audiencia 

enfocaron sus sondeos en conocer los horarios y las rutinas familiares. Basados en los 

patrones sociales, económicos y culturales de Río de Janeiro y São Paulo, las emisoras 

televisivas buscaron unificar a las heterogéneas audiencias televisivas del país tomando 

como referencia esos padrones urbanos (JAMBEIRO, 2002, p. 91; BERGAMO, 2010, p. 

64). 

El interés que el gobierno militar ya tenía en el área de las comunicaciones puede 

verse expresado en el Decreto nº. 62.119, expedido el 15 de enero de ese año, con el 

cual se creó la Assessoria Especial de Relações Públicas (Aerp), cuya tarea estaba 

destinada a controlar la propaganda política del gobierno militar. Su primer jefe sería el 

coronel Hernani d'Aguiar, quien había sido jefe de la oficina del general Costa e Silva 

cuando éste se declaró candidato a la sucesión presidencial del general Castelo Branco. 

                                                        
12 Como lo señala Othon Jambeiro, “… a TV no Brasil cresceu em paralelo com a concentração do capital, 

a internacionalização do mercado interno e a convergência geográfica da produção industrial na região 

Centro-Sul do país. Além disso, a política econômica do regime militar, voltada para a criação de um 

mercado nacional para produtos industrializados, fortaleceu e foi fortalecida pela expansão nacional da 

indústria televisiva, facilitada pela construção de uma rede nacional de telecomunicações.” (JAMBEIRO, 

2002, p.89). 



782 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

Como encargado del Aerp, d'Aguiar estimuló y patrocinó la producción de campañas de 

fuerte cuño oficial que enaltecían al país de manera patriótica, pues la idea era mostrar 

un “Brasil Grande” y un gobierno emprendedor. Justamente en octubre de ese año, los 

participantes de un seminario convocado por la Aerp concluyeron que la imagen del 

gobierno era mala. Por tal motivo, el órgano propuso iniciativas que desviasen la atención 

del publico para hechos notables como los concursos de estudiantes o la promoción de 

eventos del tipo “Brasil Grande”, entre otros (FICO, 2003, pp. 194-195). 

Referências 

BERGAMO, Alexandre. A reconfiguração do público. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; 

SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco (Edit.). História da televisão no Brasil: do início aos 

días de hoje. São Paulo: Contexto, 2010. 

BORGES, Nilson. A Doutrina de Segurança Nacional e os governos militares.  In: 

FERREIRA, Jorge; NEVES DELGADO, Lucilia de Almeida (Edit.). O Brasil Republicano 

Vol. 4: O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. 

Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 

FICO, Carlos. Espionagem, polícia política, censura e propaganda: os pilares básicos 

da repressāo. In: FERREIRA, Jorge; NEVES DELGADO, Lucilia de Almeida (Edit.). O 

Brasil Republicano Vol. 4: O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em 

fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 

JAMBEIRO, Othon. A TV no Brasil do século XX. Salvador: Editora da Universidade 

Federal da Bahia, 2002. 

JOFFILY, Mariana. O aparato repressivo: da arquitetura ao desmantelamento. In: REIS, 

Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; SÁ MOTTA, Rodrigo Patto (Organização). A ditadura 

que mudou o Brasil. 50 anos do golpe de 1964. Brasil: Zahar, 2014, pp. 162-163. 



783 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

MATTOS, Sérgio. A televisão no Brasil: 50 anos de história (1950-2000). Salvador-

Bahía: Editora PAS, 2000. 

______ História da Televisāo Brasileira. Uma visāo econômica, social e política. 

Petrópolis: Editora Vozes, 2010. 

 



784 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

Morreu na contramão atrapalhando o tráfego”: Trabalhadores e 

sinistralidade laboral na grande Imprensa 

“He died against the grain hindering traffic”: Workers and occupational accidents in 

the major press 

Ciro Caleb Barbosa Gomes1 

Introdução 

Não obstante se tenha conhecimento da importância da classe trabalhadora 

para o crescimento econômico e o desenvolvimento nacional, assim como no 

processo histórico de lutas e resistências em face de sua exploração, ainda é parco 

o número de pesquisas que se dedicam ao estudo da presença e atuação dos 

trabalhadores e de suas entidades representativas  de classe durante os anos que 

marcaram a ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1985). 

Silva (2018, p. 17) acentua que durante o período ditatorial, diferentes 

temáticas têm sido objeto de análises da historiografia a nível nacional e local, no 

que toca as violações aos direitos humanos, as modificações sociais, políticas e 

econômicas, a censura à imprensa e aos setores progressistas da Igreja ou mesmo 

a luta do movimento estudantil e dos grupos armados, dentre inúmeras outras. 

Todavia, a investigação das condições em que se encontrava a classe trabalhadora 

                                                             
1 Graduando do curso de Licenciatura em História na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus 

I em João Pessoa (PB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Trabalho 

(GEPEHTO/UFPB) e Bolsista PIBIC/UFPB. Contato: calebs_ciro@hotmail.com; 

ciro.barbosa@academico.ufpb.br 

mailto:calebs_ciro@hotmail.com


785 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

no que ficou conhecido como “novo sindicalismo”, no fim da década de 1970 e início 

de 1980, ainda é muito recente na bibliografia acadêmica, ponderando-se o visível 

processo de apagamento da presença dos trabalhadores nas análises mais 

hodiernas do período. 

Como revela Correa (2016, p. 130), a apuração final das pesquisas 

conduzidas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) trouxe à luz uma série de 

documentos e questões novas, provando que o golpe deflagrado em 1964 encetou 

um período de profunda coerção e exploração dos trabalhadores como uma maneira 

de acelerar o processo de produção capitalista com os mais altos índices de violência 

política, além de uma maior extração de mais-valor no menor espaço de tempo. 

Dessa maneira, na cidade e no campo, as elites civis entendiam que era preciso 

reprimir, disciplinar, submeter e tornar os trabalhadores mais produtivos, com o fim       

de possibilitar uma maior acumulação de riqueza, bem como manter os privilégios 

existentes. 

Em princípio, cabe-se destacar que a elevação da produtividade do trabalhador 

brasileiro ao longo do chamado “milagre econômico” não se deu em razão de 

investimentos em máquinas e instrumentos de trabalho, e sim pelas rupturas nas 

relações trabalhistas impostas pela política de desenvolvimento do regime, marcada 

pela “Ordem e produtividade”, em direção ao progresso econômico reservado a 

poucos, por conta da maioria. 

Perante esses pressupostos e partindo da intelecção da ditadura militar a 

partir de seu caráter de classe, dos benefícios ao grande capital em agravo das 



786 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

condições de saúde e de vida dos trabalhadores, o presente trabalho elege como 

aspecto central o de compreender a partir da visão da grande imprensa, 

especialmente do jornal “O Estado de São Paulo” (OESP), como o periódico se 

posicionava e o que veiculava com relação aos mundos do trabalho e a sinistralidade 

laboral nesse contexto de Estado autoritário, concebendo que o estudo dos 

acidentes, adoecimento e mortes em decorrência do trabalho se mostram como as 

formas mais violentas e acabadas da exploração e infaustas condições de vida da 

classe trabalhadora. 

Destarte, o trabalho igualmente intenta avaliar as possibilidades e limites do 

uso dos periódicos para a pesquisa histórica, compreender como os 

posicionamentos políticos e as linhas editoriais dos jornais variam e são 

influenciados por diversos elementos, a exemplo do grupo proprietário, dos 

interesses dos patrocinadores, bem como pela conjuntura nacional e o avanço do 

cerceamento das liberdades perpetrado pelo regime militar, destacar temáticas 

relevantes, acontecimentos e problemas que tiveram maior destaque ao longo do 

tempo e qual tratamento receberam pelo OESP, atentando para o conhecimento 

factual e analítico consolidado pela historiografia. 

Metodologia 

Em concordância com De Luca (2015, p. 112), apesar de uma fonte já 

consuetudinária nas pesquisas históricas, o uso de periódicos nem sempre teve o 

apreço dos que constroem a ciência histórica. Consequentemente, seu emprego 



787 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

requisita uma série de cuidados e procedimentos teórico-metodológicos, pois longe 

de “permitirem captar o ocorrido”, reconhecendo seus limites, estas fontes propeliram 

estudos historiográficos cardeais, sobre as mais diversas temáticas, o que hoje não 

justifica que sejam tratadas como fonte de baixa estirpe. Para tanto, se faz premente 

uma compreensão global dos periódicos como fonte de pesquisa e da história da 

imprensa no Brasil (SODRÉ, 1983; MARTINS, 2018; DE LUCA, 2015) e mais 

notadamente               a respeito da imprensa durante a ditadura militar (SOARES, 1989; 

KUSHNIR, 2012; MACHADO, 1978; MARCONI, 1980), com enfoque no que era 

permitido pelo regime ditatorial de ser veiculado e de que forma poderia ser 

transmitido. 

No que concerne ao exercício de pesquisa documental e considerando a 

optação pela utilização de periódicos anteriormente exposta, o material em estudo 

envolveu as edições do veículo jornalístico da grande imprensa “O Estado de São 

Paulo” (OESP) ao longo da década de 1970, acedidas através do acervo digital de 

OESP no site https://acervo.estadao.com.br/, sendo dessa maneira as reportagens 

selecionadas, agrupadas e categorizadas para melhor visualização e manejo em 

planilhas no Excel, onde a documentação alvo da pesquisa foi identificada no acervo 

mediante a busca por palavras-chave ou tags específicas elaboradas para o projeto 

de pesquisa, como por exemplo “acidentes de trabalho”, “grandes obras” “INPS”, 

“Previdência Social”, etc. 

É preciso mencionar também que no processo de procura valendo-se das 

palavras- chave, nem todos os resultados encontrados corresponderam aos 

https://acervo.estadao.com.br/


788 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

objetivos e recorte específico  da pesquisa, não sendo assim considerados no 

levantamento dos dados por se distanciarem do objeto em questão. 

As matérias analisadas ainda foram qualificadas por título, data de publicação, 

edição do periódico, veículo, paginação, autoria, origem e local da matéria, síntese 

do conteúdo da reportagem, atores sociais existentes, presença de imagens e a 

descrição destas, link para acesso e legislação pertinente aferida no material. 

Resultados e discussões   

Preliminarmente, faz-se inescusável situar de forma breve a fonte das quais 

foram obtidos os resultados a serem expostos e analisados. O periódico “O Estado de 

São Paulo” (OESP), surgiu com a nomenclatura “A Província de São Paulo” em 04 de 

janeiro de 1875, de ares claramente liberais e formado por um grupo de republicanos, 

os quais apoiavam à época de sua fundação o fim da monarquia e da escravidão. 

À vista disso, foram               ana l isadas 175 matérias do OESP ao longo de 165 

edições no decênio dos anos 1970 que  tratavam direta ou indiretamente sobre 

acidentes de trabalho (ATs) e mortes em decorrência do trabalho, política 

previdenciária, prevencionismo e reabilitação profissional na vigência da ditadura 

empresarial-militar no Brasil.  

É sabido que a sinistralidade laboral registrada em fins da década de 1960 e 

início dos anos 1970 crescia em escalada, como confirma o gráfico 1 em relação ao 

registro de reportagens em OESP que tratam direta e indiretamente sobre acidentes 

de trabalho, consagrando o Brasil do chamado “milagre” também como o “campeão 

mundial de acidentes de trabalho”, à medida em que as consequências infaustas da 



789 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

exploração do trabalho eram verificadas em âmbito nacional e significavam a piora 

gradativa das condições de vida dos trabalhadores.  

 

Gráfico 1. Reportagens que tratam direta e indiretamente sobre acidentes de trabalho em “O 

Estado de S. Paulo” no período 1970-1979. 

 

Tal quadro se convalida tão verdadeiro que em matéria de 8 de agosto de 

1974, OESP noticiou que a revista internacional “Saúde no Mundo” da Organização 

Mundial da Saúde (OMS), classificou o Brasil como um dos países que mais se 

destacavam pelas más condições de trabalho enquanto causa principal dos 

acidentes. Ainda informa, diante das justificativas de  novas medidas em estudo no 

sistema previdenciário pelo secretário-geral do Ministério da Previdência Social, que 

no ano de 1972, 1 milhão e 470 mil operários foram vítimas de acidentes em seus 

locais de trabalho. Comparativamente, a Alemanha possuía 26 milhões de 



790 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

trabalhadores registrados e a ocorrência de 2 milhões de acidentes.2 

É válido também registrar que em matéria de 4 de agosto de 1976, intitulada 

“Prevenir acidentes no campo”, o OESP anunciou o Brasil na triste liderança 

mundial dos acidentes de trabalho registrando 1 milhão e novecentas mil ATs ao 

ano, e quase 3 mil mortes, no quais a maioria dessas sinistralidades aconteceu no 

ramo construção civil.3 

As tentativas de mudanças na legislatura sobre acidentes de trabalho 

estampam a matéria de OESP em 1976, que vincula as críticas e insatisfação de 

dirigentes sindicais e trabalhadores paulistas ao projeto de lei do Executivo que 

propunha modificações na legislação vigente. 

Ao analisar as reportagens do jornal que reproduzem a ideologia de prevenção 

de acidentes perpetradas durante a ditadura, é possível verificar, alicerçados no 

paradigma heinrichiano e na teoria do “fator humano”, a ocorrência do discurso dos 

ideólogos da segurança de culpabilização do trabalhador pelos acidentes. Tais 

discursos são ainda mais impulsionados e popularizados por órgãos governamentais 

como a Fundacentro. Silva (2019), destaca que esta instituição foi responsável pela 

disseminação da ideia de que, independente das condições inseguras, mais de 80% 

dos acidentes era resultado da imperícia ou ignorância dos trabalhadores, 

fundamentando ‘cientificamente’ a noção do ‘ato inseguro’. 

A edição de 1º de outubro de 1978 com o título “Mais 15 anos para o trabalho 

                                                             
2 Brasil lidera em acidente de trabalho. O Estado de S. Paulo. 8 ago. 1974, p. 18. 

3 Prevenir acidentes no campo. O Estado de S. Paulo. 4 ago. 1976, p. 25. 



791 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

ser seguro”, avoca uma entrevista com o professor Eduardo Gabriel Saad, 

superintendente da Fundacentro à época, onde o mesmo faz uso dos dados do 

conhecido especialista Herbert William Heinrich, apontando que, “49% dos acidentes 

são de responsabilidade do trabalhador é 51% são culpa do patrão (condições 

inseguras de trabalho)”. Saad ainda evidencia na entrevista que mesmo que exista 

evidente culpa do trabalhador, a empresa também deve ter responsabilidade. A 

matéria ainda se utiliza do espaço para reforçar o chamado “ato faltoso” ou “ato 

culposo” ao explicar os efeitos da Lei nº 6.514/1977 e discorrer acerca das diferenças 

entre a legislação acidentária dos Estados Unidos e do Brasil ao tempo em que exibe 

um gráfico com o comparativo percentual entre o número de trabalhadores segurados 

e o número de acidentes ocorridos. 

A hipótese “monocausal” aliada a “consciência prevencionista” imposta pelo 

regime compunham elementos de construção de uma mentalidade que se pretendia 

a espalhar-se em propagandas, discursos oficiais e eventos do governo. Frederico 

(2010, p. 129), toca na importância de salientar outras causas para os acidentes de 

trabalho, ao mencionar a fata de equipamentos de segurança, o desligamento 

criminoso por parte da empresa de dispositivos automáticos de proteção presentes 

na maquinaria, no intuito de acelerar o ritmo de trabalho, a suspensão dos intervalos 

de descanso e a prorrogação da jornada de trabalho e a admissão para determinadas 

tarefas de trabalhadores sem a requerida qualificação, comumente menores, em 

funções inadequadas à sua faixa etária. 

Outrossim, o período ditatorial foi emblemático pela execução das grandes 



792 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

obras desenvolvimentistas, que à medida que assinalavam a otimização e o 

incremento econômico nacional também revelavam o quanto tal impacto refletia-se 

no crescente índice de sinistros laborais. “Acidente esgota as verbas do país” era o 

destaque trazido pela matéria de OESP em julho de 1974, a qual noticiava de modo 

dramático que um em cada sete trabalhadores registrados pelo INPS se acidentava 

por ano, sendo este “um triste recorde mundial”4. 

As obras de proporção vultuosa do regime militar além de movimentar a 

economia, também atraíam uma elevada massa de trabalhadores migrantes e com 

eles uma série de problemas sociais. Um dos exemplos de destaque diz respeito a 

construção da Ponte Rio-Niterói, executada pelo consórcio ECEX e como afirma Silva 

(2018), cujo  escrutínio geral de sinistros nunca foi conhecido. Em 1970, como traz 

OESP, um acidente levou a óbito três engenheiros e cinco operários, revelando que 

tais ocorrências atingiam não somente “peões” das construções, como também 

profissionais de nível superior. Sem embargo, “o consórcio que constrói a ponte 

mantém em segredo o número de acidentes e de mortes e 18 é o número do qual a 

imprensa tem conhecimento”5. 

As edições de OESP também dão destaque ao desabamento do pavilhão       de 

exposições da Gameleira em fevereiro de 1971 em Belo Horizonte, que vitimou 69 

operários que morreram soterrados, e que dessa forma ficou marcado como o maior 

acidente de trabalho                  de toda a ditadura militar (Silva, 2018, p. 157), e o maior da 

                                                             
4 Acidente esgota verbas do país. O Estado de S. Paulo. 18 jul. 1974, p. 18. 

5 Grandes obras fazem o progresso, mas elevam acidentes de trabalho. O Estado de S. Paulo. 31 

set. 1972. Edição Especial, p. 1; 5. 



793 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

história do Brasil até Brumadinho. Até os dias de hoje, nenhum dos dependentes das 

vítimas fatais foi indenizado pelo estado6. 

Paulatinamente, as matérias escrutinadas de OESP registraram com 

frequência outros grandes sinistros, notadamente na construção civil, a exemplo de 

quedas, desabamentos e explosões de grandes proporções, os quais mesmo em 

face da repercussão, eram tratados pelos órgãos oficiais do governo e pelas empresas 

e empreiteiras envolvidas como ocorrências casuais produto da imperícia das vítimas 

ou ainda parte infeliz da “marcha do desenvolvimento”, afinal como já apontava os 

versos de Vinícius de Moraes, “tem morrido um bocado de operário pra aliviar nosso 

calvário com a adutora de Guandu”7. 

Conclusão 

Frente ao crescimento das pesquisas e os desafios em torno da presença dos 

mundos do trabalho na ditadura militar brasileira, o presente trabalho, ao abordar a 

questão da sinistralidade laboral, dedicou-se a análise das matérias veiculadas pela 

grande imprensa no Brasil, com foco em OESP, no transcurso temporal de 1970 a 

1979. Em virtude de este ser um periódico de vulto e relevância na imprensa, por sua 

circulação diária,  pela sua abrangência no território nacional tendo a sua disposição 

                                                             
6 Cinquenta anos após desabamento do Pavilhão da Gameleira, não houve indenização. Portal de 

Notícias G1 -MG. 05 fev. 2021. Disponível em: 

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/02/05/cinquenta-anos-apos-desabamento-do-

pavilhao-da-gameleira-nao-houve- indenizacao.ghtml. Acesso em: set. 2021. 

7 MORAES, Vinícius de. Crônica ‘Toadinha de Ano Novo’. In: Para uma Menina com uma Flor: crônicas. 

Rio de Janeiro: Editora do autor, 1966, p. 19. 

https://g1.globo.com/mg/minas-


794 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

equipes de reportagem e articulistas de diferentes centros do país e igualmente pela 

sua capilaridade entre o público leitor, ficou patente que OESP foi capaz de cobrir os 

acontecimentos que giravam em torno dos acidentes de trabalho de forma detalhada, 

franqueando espaço aos atores sociais envolvidos, como os representantes do 

governo, empresários e entidades operárias. 

Nas coberturas feitas pelo jornal ainda foi possível verificar a contabilização 

das estatísticas divulgadas pelos órgãos oficias em relação aos acidentes de 

trabalho, além do alinhamento em vários momentos da linha editorial de OESP com 

a narrativa de “desenvolvimento com segurança” propalada pelos militares, 

alicerçada na exploração dos trabalhadores e nas benesses dadas ao capital. O 

períodico também reproduziu em suas edições reportagens relativas às mudanças 

na legislação acidentárias e as políticas “prevencionistas” e de reabilitação 

profissional difundidas pelo regime em comparticipação com empresas. 

Nas matérias examinadas foram igualmente registrados acidentes em vários 

níveis, sejam de sinistros em obras de pequeno porte até grandes catástrofes 

laborais em obras de importância na ditadura militar, com a coleta de depoimentos 

dos envolvidos e a cobertura das apurações legais e decisões judiciais relativas aos 

casos. 

Em vista disso, é necessário indicar que os estudos envolvendo as 

implicações dos acidentes de trabalho durante a ditadura empresarial-militar são 

reveladores não somente do período recente em questão, cingido de revisionismos, 

generalizações e falsas narrativas ainda em nossos dias, mas desvelam 



795 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

principalmente as trajetórias e as vidas dos trabalhadores, até então desconhecidas, 

oficialmente silenciadas e proibidas (Thompson, 2012). É justamente sobre esses 

construtores do ontem, do hoje e do amanhã, marcados pela sua experiência de 

classe, que essa pesquisa se debruçou. 

Referências  

CORREA, Larissa Rosa; FONTES, Paulo Roberto Ribeiro. “As falas de Jerônimo”: 

trabalhadores, sindicatos e a historiografia da ditadura militar brasileira. Anos 90:, v. 

23, n. 43, p. 129-151, 2016. Disponível em: 

<https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6719111>. Acesso em: 15 set. 

2021. 

DE LUCA, Tania Regina. Fontes impressas. História dos, nos e por meio dos 

periódicos. In: PINSKY, Carla Bessanezi (Org.). Fontes históricas. 3ª ed., 2ª 

reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015, p. 111-153. 

FREDERICO, Celso. A esquerda e o movimento operário. A resistência à ditadura. 

São Paulo: d. Novos Rumos, 1987. 

______. A imprensa de esquerda e o movimento operário: 1964-1984. 1. ed. São 

Paulo: Expressão Popular, 2010. 

KUSHNIR, Beatriz. Cães de Guarda: Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição 

de 1988. São Paulo: Boitempo, 2012. 

MACHADO, J. A. Pinheiro. Opinião X Censura. Rio de Janeiro: L & PM, 1978. 

MARCONI, Paolo. A Censura Política na Imprensa Brasileira (1968-1978). 2ª ed. 

São Paulo: Global, 1980. 

MARTINS, Ana Luiza; DE LUCA, Tania Regina. História da Imprensa no Brasil. São 

Paulo: Contexto, 2018. 

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6719111


796 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

SILVA, Ana Beatriz Ribeiro Barros. “Ciganos da construção”: a divulgação de 

acidentes de trabalho na construção civil   pela   Imprensa   durante   a   ditadura   

militar brasileira. Saeculum–Revista de História, n. 39, p. 149-166, 2018. Disponível 

em: 

<https://www.academia.edu/47607863/_Ciganos_da_constru%C3%A7%C3%A3o_a

_divulga%C3%A7%C3%A3o_de_acidentes_de_trabalho_na_constru%C3%A7%C3

%A3o_civil_pela_imprensa_durante_a_ditadura_militar_brasileira>. Acesso em: 15 

set. 2021.  

______ . Corpos para o Capital: acidentes de trabalho, prevencionismo e reabilitação 

profissional durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Paco e Littera, 2019. 

SOARES, Gláucio Ary Dillon. A Censura durante o Regime Autoritário. Revista 

Brasileira de Ciências Sociais, v. 4, n. 10: p. 21-43, jun. 1989. 

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Martins 

Fontes, 1983. 

THOMPSON, Edward Palmer. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. 2. 

ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2012 

https://www.academia.edu/47607863/_Ciganos_da_constru%C3%A7%C3%A3o_a_divulga%C3%A7%C3%A3o_de_acidentes_de_trabalho_na_constru%C3%A7%C3%A3o_civil_pela_imprensa_durante_a_ditadura_militar_brasileira
https://www.academia.edu/47607863/_Ciganos_da_constru%C3%A7%C3%A3o_a_divulga%C3%A7%C3%A3o_de_acidentes_de_trabalho_na_constru%C3%A7%C3%A3o_civil_pela_imprensa_durante_a_ditadura_militar_brasileira
https://www.academia.edu/47607863/_Ciganos_da_constru%C3%A7%C3%A3o_a_divulga%C3%A7%C3%A3o_de_acidentes_de_trabalho_na_constru%C3%A7%C3%A3o_civil_pela_imprensa_durante_a_ditadura_militar_brasileira


797 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

A Assessoria Especial de Segurança e Informação da Universidade 

Federal do Rio Grande do Sul (AESI/UFRGS): uma engrenagem 

repressiva da ditadura civil-militar 

The Special Security and Information Advisory of the Federal University of Rio 

Grande do Sul (AESI/UFRGS): a repressive gear of the national security dictatorship 

Letícia Wickert Fernandes1 

Introdução 

Este resumo expandido é resultado de reflexões apresentadas no Simpósio 

Temático 17 - A ditadura civil-militar brasileira (1964-1988) em novos olhares e 

abordagens, durante o V Encontro Discente de História da UFRGS, evento ocorrido 

em outubro de 2021. A escolha pela temática foi elaborada a partir dos resultados da 

dissertação de mestrado da autora, defendida em agosto de 2021 pelo Programa de 

Pós-Graduação em História da UFRGS (FERNANDES, 2021). 

As Assessorias Especiais de Segurança e Informação (AESI ou ASI) foram 

órgãos setoriais de informação criados em cada órgão público federal, como uma 

extensão do Serviço Nacional de Informações (SNI) nos organismos, fundações e 

empresas públicas federais, como Correios, Petrobrás, Funai, IBGE, bancos, 

universidades, dentre outros, funcionando de forma muito semelhante às Divisões 

de Segurança e Informação (DSI), instituídas por sua vez nos ministérios civis e 

                                                
1 Mestre, licenciada e bacharelanda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

(UFRGS). Contato: letwfernandes@gmail.com. 



798 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

ligadas ao SNI (ISHAQ; FRANCO; SOUSA, 2012, p. 61). Essas setorizações foram 

responsáveis por expandir o poder de vigilância da ditadura como uma medida de 

controle da suposta subversão nas repartições federais e ministérios civis.  

Nas universidades, as AESI foram fundadas a partir de 1971, submetidas à 

DSI do MEC e ao SNI, operando como uma extensão do poder do SNI nos campi, 

que através delas fazia chegar pressões políticas dos escalões superiores, 

exercendo também um papel de vigilância sobre a comunidade universitária e seus 

dirigentes (MOTTA, 2008a, p. 36). Na documentação da comunidade de 

informações da ditadura, recolhida ao Arquivo Nacional em 2005 em cumprimento 

ao Decreto 5.584, quase 7 mil dossiês sobre as Assessorias foram identificados, 

revelando a existência de 249 divisões ou assessorias específicas, dentre elas a 

AESI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi constatada (ISHAQ; 

FRANCO, 2008, p. 36).  

Conforme Vivien Ishaq e Pablo Franco (2008, p. 36-37), a documentação 

referente à DSI do MEC e à maioria das AESI instaladas nas universidades, no 

entanto, não foi recolhida. Em razão disso, o Sistema de Informações do Arquivo 

Nacional (SIAN) não possui um fundo documental específico para a AESI da 

UFRGS. Alguns vestígios documentais das atividades deste órgão, no entanto, 

podem ser acessados por meio de outros fundos documentais, como o Fundo do 

Serviço Nacional de Informações (SNI), disponível para pesquisa no SIAN, tendo em 

vista a circulação de documentos dentro da comunidade de informações. Estima-se 

que apenas 30% dos acervos dos órgãos setoriais da comunidade de informações 



799 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

da ditadura foram recolhidos e, embora pareçam quantitativamente poucos (o que 

de fato são), “esses registros documentais são de grande importância para que se 

possa conhecer a profundidade da vigilância e do controle da ditadura em órgãos da 

administração pública, instituições, empresas e universidades” (STAMPA; 

SANTANA; RODRIGUES, 2014, p. 58). 

A AESI da UFRGS 

Apesar do estabelecimento oficial das AESI nos campi universitários ter 

acontecido somente a partir de 1971, de acordo com Motta (2008a, p. 60), a Divisão 

de Segurança e Informação (DSI) do MEC vinha solicitando aos reitores, desde 

1968, a nomeação de pessoas vinculadas ao governo ditatorial a fim de manter os 

interesses do Estado nas instituições de ensino superior. O caso da UFRGS é muito 

claro quanto a isso. A AESI da universidade foi chefiada pelo coronel Natalício da 

Cruz Corrêa, entre 1971 e 1979 (período de atuação do órgão), e era fisicamente 

localizada no gabinete do militar no quinto andar do prédio da reitoria da UFRGS.  

Apesar da cronologia definida, o coronel Corrêa vinha ocupando, desde 1968, 

junto à reitoria de Eduardo Faraco (1968-1972), um cargo denominado pelo militar 

de “quebra-galho”, conforme sua entrevista concedida ao jornal O Rio Grande, em 

1979 (MOTTA, 2014, p. 520,9/1155). A partir de 1979, com o encerramento oficial 

das atividades da AESI da UFRGS, Corrêa continuou presente na reitoria da 

universidade ocupando o cargo de “assessor especial do reitor”, cujas atribuições 

específicas não foram esclarecidas. Desta forma, é possível compreender que a 

presença do cel. Natalício Corrêa em cargos diretamente ligados à reitoria da 



800 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

UFRGS é tanto anterior quanto posterior à sua passagem pela AESI. Como um 

militar representante dos pilares ideológicos do Estado, Corrêa esteve presente 

desde 1968 como “quebra-galho” na reitoria e, inclusive, após 1979, permanecendo 

na universidade mesmo após sua dispensa do órgão de Assessoria.  

Nos registros consultados, a AESI/UFRGS é frequentemente consultada pela 

Agência de Porto Alegre do SNI para a elaboração das Fichas Sintéticas de 

Apreciação de diversas pessoas, especialmente professores e funcionários da 

administração universitária. Para Ishaq e Franco (2008, p. 35), “o conjunto dos 

documentos produzidos pelas DSI e ASI forma um grande arquivo sobre a vida 

funcional dos servidores públicos do período”, cujos registros embasavam as 

sugestões de atos administrativos em corroboração com a garantia de manter os 

inimigos internos do regime afastados das repartições públicas. As Fichas Sintéticas 

de Apreciação eram recursos documentais desenvolvidos pelos órgãos de 

informações da ditadura brasileira para reunir, da forma mais objetiva possível, a 

descrição das principais características psicossociais e comportamentais 

identificadas no Levantamento de Dados Biográficos de um indivíduo, a fim de 

classificá-lo como subversivo (ou não) e apto (ou não) para ser aproveitado em um 

cargo ou função em órgãos ou empresas do funcionalismo público federal.  

Em razão disso, observa-se nos documentos do SNI a forte presença da 

AESI/UFRGS junto à comunidade de informações da ditadura para a elaboração de 

Fichas Sintéticas de Apreciação, informes e pareceres acerca de professores, 

estudantes, funcionários e candidatos a ingresso docente, não só consultando a 



801 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

Agência de Porto Alegre do SNI para a obtenção de informações como também 

fornecendo informes sobre a instituição e colaborando para a tomada de decisões 

da reitoria da universidade. Para exemplificar, serão apresentadas três situações, 

dentre muitas outras identificadas, acerca da atuação da AESI como um órgão de 

articulação repressiva da ditadura junto à universidade. 

Caso 1: o histórico da CEIS de 1964 

Em 1976, o reitor Homero Jobim nomeou o professor Francisco Luis dos 

Santos Ferraz para o cargo de secretário geral de Planejamento da Universidade. 

No entanto, um dia antes da nomeação, o coronel Natalício Corrêa comunicou o 

reitor de que o professor Ferraz tinha um registro do relatório da Comissão Especial 

de Investigação Sumária (CEIS) de 1964 no seu Levantamento de Dados 

Biográficos. A CEIS foi instalada logo após o golpe com o objetivo de investigar 

professores e alunos da universidade que possuíam algum tipo de identificação com 

o governo de João Goulart ou vinculação com ideários de esquerda, cujos trabalhos 

embasaram a primeira leva de expurgos docentes e discentes da universidade em 

1964 (MANSAN, 2009, p. 88).  No relatório final da CEIS, após o encerramento das 

atividades da Comissão, o assessor militar responsável, general Jorge Cesar 

Garrastazu Teixeira, sugeriu que Francisco Luis dos Santos Ferraz, que na época foi 

investigado como estudante de Direito na UFRGS, não ocupasse “cargos de direção 



802 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

e influência nas organizações estudantis, devendo ter sua ação vigiada enquanto 

frequentasse a Faculdade”.2 

Figura 1 – Apreensão de nomeação 

 

Fonte: ARQUIVO NACIONAL. BR DFANBSB V8.MIC, GNC.GGG.83007605. 

Disponível em: http://sian.an.gov.br/. Acesso em: 12 abr. 2020. Grifo da autora. 

 

Apesar do contato feito pelo chefe da AESI com o Reitor, em relação a uma 

possível “apreensão” pela nomeação de Ferraz, o reitor afirmou ter conhecimento de 

tais registros e que nomearia o professor para o referido cargo por ele já ter sido 

convidado para outra função da administração federal. Neste caso primeiro caso, a 

sugestão da AESI/UFRGS parece não ter alterado substancialmente a decisão da 

reitoria, apesar da recomendação ter sido significativamente sugestiva. Em diversos 

outros momentos é observado o poder de veto da Assessoria sobre a trajetória 

acadêmica e profissional de diversos professores e estudantes na UFRGS. 

Caso 2: a formação estrangeira 

                                                
2 ARQUIVO NACIONAL. BR DFANBSB V8.MIC, GNC.GGG.83007605. Disponível em: 

http://sian.an.gov.br/. Acesso em: 12 abr. 2020. 



803 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

Muitos dos registros que citam a AESI/UFRGS estão relacionados à 

deliberação sobre a concessão de algum direito, benefício ou oportunidade, como 

cargos de chefia ou direção das faculdades e departamentos, vagas como docentes 

na universidade ou concessão de bolsas de estudos para alunos. De maneira geral, 

a AESI aparece frequentemente sendo consultada pela Agência de Porto Alegre do 

SNI para a elaboração de fichas biográficas de indivíduos com base em seus 

históricos, que eram então processadas pelos órgãos de informações e 

transformadas em produto de inteligência para dar suporte a tais decisões, sendo 

também parâmetros de julgamento moral e ideológico. Nesse sentido, a vigilância da 

ditadura ficava alerta especialmente em relação a profissionais em cujos currículos 

havia a formação acadêmica em países do bloco soviético, .  

[...] a atuação das ASI revela verdadeira obsessão em impedir a infiltração 

comunista e soviética nas universidades, dedicando-se, por exemplo, a 

monitorar o ensino de russo nas instituições brasileiras e a vigiar os 

estudantes retornados da URSS com diplomas obtidos naquele país. 

(MOTTA, 2008b, p. 45) 

Um exemplo disso é o caso de Alejandro Borges Casalás, uruguaio que 

frequentou a Universidade da Amizade dos Povos Patrice Lumumbe na União 

Soviética e candidatou-se para o cargo de pesquisador em Ciências da Natureza na 

UFRGS em 1978. Na ocasião, Casalás, teve seus registros considerados 

“desabonatórios”: o único registro mencionado de fato foi uma menção a sua 

formação acadêmica na universidade soviética. Em inscrição manuscrita no 

documento, consta uma anotação que diz: “Obs: em 13 DEZ 78 a ASI/UFRGS 



804 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

informou ter desaconselhado o ingresso do epigrafado na Universidade”.3 A recusa 

pode ser compreendida como parte da aversão da ditadura brasileira a toda e 

qualquer relação com o bloco soviético no contexto da Guerra Fria. Tal aversão era 

ainda mais intensificada no caso de profissionais que atuariam no ensino superior, 

sintetizando a recusa da possibilidade de que qualquer ideologia considerada 

“inimiga” pudesse adentrar no ensino público. 

Figura 2 – AESI/UFRGS desaconselhando o ingresso

 

Fonte: ARQUIVO NACIONAL. BR DFANBSB V8.MIC, GNC.GGG.780000010. 

Disponível em: http://sian.an.gov.br/. Acesso em: 08 jun. 2019. Grifo da autora. 

 

Caso 3: a suposta falta de verbas 

Por fim, o terceiro caso a ser destacado consiste na interferência da 

AESI/UFRGS na contratação do professor italiano Giuseppe Gillardini, que veio ao 

                                                
3 ARQUIVO NACIONAL. BR DFANBSB V8.MIC, GNC.GGG.780000010. Disponível em: 

http://sian.an.gov.br/. Acesso em: 08 jun. 2019. 



805 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

Brasil na década de 1970 a fim de lecionar aulas de italiano na UFRGS. De acordo 

com uma informação da DSI do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o 

professor foi indicado pelo governo italiano para atuar na UFRGS em um programa 

de intercâmbio estabelecido com a Universidade, em razão das celebrações do 

centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Gillardini viria à UFRGS em 

reciprocidade à indicação do professor da UFRGS que foi para a Universidade de 

Roma, na Itália. Todavia, a UFRGS foi desaconselhada a aceitar Gillardini em razão 

das informações que a embaixada do Brasil em Roma, através do MRE, passou 

sobre os antecedentes políticos do professor. 

Apesar da insistência do Consulado Italiano em Porto Alegre, “o professor 

GILARDINI não foi aprovado pela Universidade” por ser considerado “persona nom 

grata” devido ao seu histórico profissional e perfil político-ideológico descrito como 

“marxista”. Em um informe da AESI, constava que Gillardini lecionou em Saravejo, 

na antiga Iugoslávia, assim como em Moscou (URSS), comunicando que no Brasil 

“os encargos financeiros de sua presença aqui, correriam por conta exclusiva do 

governo italiano”.4 

Figura 3 – Implicações para a agitação estudantil na UFRGS 

                                                
4 ARQUIVO NACIONAL. BR DFANBSB V8.MIC, GNC.GGG.81003028. Disponível em: 

http://sian.an.gov.br/. Acesso em: 25 mar. 2020. 



806 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

 

Fonte: ARQUIVO NACIONAL. BR DFANBSB V8.MIC, GNC.GGG.81003028. 

Disponível em: http://sian.an.gov.br/. Acesso em: 25 mar. 2020. 

 

A AESI, então, relatou que o diretor do Instituto de Letras foi chamado pela 

reitoria para que comunicasse ao italiano que, devido à “falta de verbas”, sua 

indicação para lecionar na universidade não poderia ser atendida; “tal medida foi 

cumprida e a nomeação não foi efetivada”, conforme o documento. A partir disso, 

conclui-se que a recusa da UFRGS em aceitar Gillardini não ocorreu devido à 

suposta “falta de verbas”, como de fato lhe comunicaram, tendo em vista que nem a 

Universidade ou qualquer repartição do governo brasileiro arcaria com os custos da 

docência do italiano na instituição, que corriam exclusivamente pelas contas do 

governo da Itália. Percebe-se, desta forma, que havia uma troca de informes e 

negociações entre diversos órgãos de informações, tanto ministeriais e universitários 

quanto consulares, para a deliberação da contratação do professor Giuseppe 

Gillardini, e que sua recusa, de fato, deveu-se pelo seu histórico de docência em 

países que compunham o bloco inimigo (soviético) e pelo seu perfil ideológico 

considerado “marxista”. Tal perfil profissional era visto como uma ameaça que 



807 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

poderia influir na “agitação estudantil” da UFRGS, tornando o professor italiano um 

potencial inimigo interno no meio universitário da instituição. 

Considerações finais 

De maneira frequente e dialógica, a AESI/UFRGS solicitava à comunidade de 

informações os registros acerca de candidatos a vagas para o corpo docente da 

universidade, assim como também trabalhava junto à reitoria para influir sobre as 

decisões de nomeação de pessoal a cargos de direção e chefia de faculdades e 

departamentos, fornecendo também à Agência de Porto Alegre informações acerca 

da comunidade universitária, como professores, funcionários e estudantes. Nesse 

sentido, é possível compreender a AESI/UFRGS como parte pertencente da 

engrenagem de repressão político-ideológica e da comunidade de informações da 

ditadura, inserida no meio universitário como um órgão representante dos interesses 

do Estado no período. Apesar da AESI/UFRGS ser um órgão pouco trabalhado pela 

historiografia, especialmente devido à dificuldade de acesso à sua documentação, é 

possível ter verificar alguns de seus registros através de consultas a outros acervos, 

como o Fundo do SNI, disponível no SIAN. A análise da atuação e articulação da 

AESI/UFRGS com a comunidade de informações é fundamental para a 

compreensão da história da universidade durante a ditadura, uma tarefa de 

compromisso com a verdade e memória da repressão institucional, para que não se 

esqueça e nunca mais aconteça. 

Referências 



808 

 

V Encontro Discente de História da UFRGS, Porto Alegre, v. 13, n. 29, janeiro 2022 

ARQUIVO NACIONAL. BR DFANBSB V8.MIC, GNC.GGG.780000010. Disponível 

em: http://sian.an.gov.br/. Acesso em: 08 jun. 2019. 

ARQUIVO NACIONAL. BR DFANBSB V8.MIC, GNC.GGG.81003028. Disponível 

em: http://sian.an.gov.br/. Acesso em: 25 mar. 2020. 

ARQUIVO NACIONAL. BR DFANBSB V8.MIC, GNC.GGG.83007605. Disponível 

em: http://sian.an.gov.br/. Acesso em: 12 abr. 2020. 

FERNANDES, Letícia Wickert. Sob a mira da inteligência: os registros do Serviço 

Nacional de Informações sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1964-

1985). Dissertação (Mestrado em História), Porto Alegre: Universidade Federal do 

Rio Grande do Sul, 2021. 

ISHAQ, Vivien; FRANCO, Pablo. Os acervos dos órgãos federais de segurança e 

informações do regime militar no Arquivo Nacional. Revista Acervo, Rio de Janeiro, 

v. 21, nº 2, p. 29-42, jul./dez. 2008. 

ISHAQ, Vivien; FRANCO, Pablo; SOUSA, Tereza. A escrita da repressão e da 

subversão (1964-1985). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012. 

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política 

brasileira e a modernização autoritária. E-book. São Paulo: Zahar, 2014. 

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Incômoda memória: os arquivos das ASI universitárias. 

Revista Acervo, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 45-66, jul./dez. 2008b. 

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Os olhos do regime militar brasileiro nos Campi. As 

Assessoriais de Segurança e Informações das Universidades. Topoi, v. 9, n. 16, p. 

30-67, jan.-jun. 2008a. 

STAMPA, Inez; SANTANA, Marco A.; RODRIGUES, Vicente. Direito à memória e 

arquivos da ditadura: a experiência do Centro de Referência Memórias Reveladas. 

In: THIESEN, Icléia (Org.) Documentos sensíveis: informação, arquivo e verdade na 

ditadura de 1964. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. 


