Invisibilidade, mitografia e silenciamentos na arte: perspectivas feministas na historiografia da arte

Autores

  • Thiane Nunes UFRGS

Resumo

No escopo da ampla questão da misoginia no campo da arte, este artigo reflete sobre a herança residual das construções que a historiografia patriarcal fez da mulher e de sua estrutura corpórea como sujeito, a partir de lacunas ou ausências, representações artísticas e ato linguístico. A exploração de novas perspectivas é aqui utilizada como hipóteses, na investigação da dimensão histórica frente a pressupostos que silenciam ou estigmatizam negativamente a figura feminina.

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Biografia do Autor

Thiane Nunes, UFRGS

Thiane Nunes é doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV - UFRGS. Investiga as questões de presenças e ausências na história da arte. Atualmente realiza pesquisa sobre misoginia e invisibilidade da mulher artista, com interesse em registros e revisionismos historiográficos, em especial no período que compreende as vanguardas históricas. Possui livro publicado, traduções e artigos acadêmicos em diversos periódicos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6863554229175795

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Publicado

2021-04-23

Edição

Seção

Artigos