Exposições de arte e gênero: Produção de subjetividades em arte contemporânea

Autores

  • Rosa Maria Blanca Departamento de Artes Visuais; Pós-Graduação em Artes Visuais / Universidade Federal de Santa Maria
  • Jacks Ricardo Selister
  • William Silva
  • Letícia Honório
  • Lívia Cocco
  • Raianny Silva

Resumo

Este artigo discute a importância de estratégias expositivas e curadorias para a problematização de imagens (des)identitárias na arte contemporânea. Apresenta as práticas expositivas como modos de produzir conhecimentos que questionem os processos de classifi cação de identidade e como lugar de confrontação estética. Questiona-se a produção de conhecimento sujeita em um regime epistemológico visual binário. Sugere-se que as curadorias a partir de uma perspectiva de gênero abrem espaços para a produção de subjetividades, permitindo (des)identifi cações no espaço expográfico. Analisam-se exposições e práticas artísticas do Laboratório de Arte e Subjetividades (LASUB) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Palavras-chave. arte contemporânea; curadorias; estudos de subjetividades; imagens (des)identitárias;

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Biografia do Autor

Rosa Maria Blanca, Departamento de Artes Visuais; Pós-Graduação em Artes Visuais / Universidade Federal de Santa Maria

Artista e Pesquisadora. Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas (CAPES) / UFSC, Doutorado sanduiche na Universidad Complutense de Madrid (CAPES/DGU), Mestre em Artes Visuais (CAPES) / UFRGS, Brasil, e Graduação em Comunicación (SEP) / ITESO, México. Leciona no Curso de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Trânsitos (des)identitários: arte como processo de subjetivação" e do  "Laboratório de Arte e Subjetividades" (LAS/UFSM).

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Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Artigos