Tecnologias eletrônicas e estéticas contemporâneas: fetichismos, e transposições

Autores

  • Rosa Maria Blanca Pós-Graduação em Poéticas Visuais e Mestrado em Indústrias Criativas / Universidade Feevale

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a construção de estéticas contemporâneas mediadas por tecnologias eletrônicas, que possibilitam a disseminação percepção de práticas colonialistas, a partir das quais  artistas geram dispositivos imagéticos mediante a apropriação de imagens eletrônicas. Metodologicamente, em uma perspectiva queer, propõe-se o uso de categorias – como fetichismo e transposição – para a análise e discussão interdisciplinar, como uma forma de produção de conhecimento na arte contemporânea em diálogo com as indústrias criativas e culturas visuais. Nesse contexto, o resultado é um conjunto de visualidades que problematizam o feminino e a violência de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Blanca, Pós-Graduação em Poéticas Visuais e Mestrado em Indústrias Criativas / Universidade Feevale

Artista e Pesquisadora. Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas (CAPES) / UFSC, Doutorado sanduiche na Universidad Complutense de Madrid (CAPES/DGU), Mestre em Artes Visuais (CAPES) / UFRGS, Brasil, e Licenciada em Comunicación (SEP) / ITESO, México. Leciona no Curso de Artes Visuais e no Mestrado em Indústrias Criativas, Universidade Feevale. Líder do Projeto Centro de Documentação Eletrônica (FAPERGS) e do Estudo da Influência das Novas Tecnologias nos Processos e Metodologias de Produção de Obras de Arte na Contemporaneidade (CNPq). Pesquisadora Associada NIGS / UFSC. Curadora da I Exposição Internacional de Arte e Gênero, Florianópolis (2013).

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigos