Memórias de Hiroshima: Krzysztof Wodiczko e o reflexo da catástrofe

Autores

  • Talita Mendes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumo

Analisa-se a Projeção Hiroshima (1999) do artista polonês Krzysztof Wodiczko. O artigo, que se vale da abordagem de Rosalyn Deutsche sobre esta obra, contempla o que Henry-Pierre Jeudy denomina processo de reflexividade patrimonial — conservação e transmissão de sentidos específicos das e nas cidades contemporâneas através de monumentos que lhes servem de reflexo —, aqui intrínseco à singularidade do trauma originado pela devastação nuclear. A conservação da Abóbada Atômica de Hiroshima em seu estado de ruína e apropriada pelo artista é tratada como emblemática das reminiscências históricas da catástrofe, bem como da ocupação e da censura norte-americanas em terras nipônicas (1945-1952) logo após a rendição do Japão na II Guerra Mundial.

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Biografia do Autor

Talita Mendes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduada pela Universidade Estadual de Campinas no curso de licenciatura (2009) e bacharelado (2011) em Artes Visuais. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (IA/UNICAMP), na linha de Fundamentos Teóricos, desenvolvendo a pesquisa Rosângela Rennó: fotografia, deslocamentos e desaparição na arte contemporânea brasileira, com financiamento da FAPESP.

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Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Artigos