Museu de arte de Goiânia: uma proposta de museu plural

Autores

  • Bárbara Lopes Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo analisa o Museu de Arte de Goiânia (MAG) enquanto uma proposta de museu plural. Reflete sobre o conceito de pluralismo dentro do museu a partir da prática narrativa da própria instituição ao produzir um discurso e uma identidade institucional oficial ao longo de sua trajetória. A análise de documentos internos e oficiais do Museu de Arte de Goiânia permite identificar elementos característicos dessa proposta pluralista através de sua concepção do acervo, de sua construção identitária e da consolidação histórica dessa instituição. Ao final discutem-se, ainda, os limites e vantagens desse tipo de prática pluralista por parte do museu.

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Biografia do Autor

Bárbara Lopes Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS (área de concentração: História, Teoria e Crítica). Possui graduação em História (bacharelado e licenciatura) e Artes Visuais (bacharelado - Artes Plásticas) pela Universidade Federal de Goiás (2006 e 2010). Atua, principalmente, nos seguintes temas: circuito das artes, instituições museológicas, crítica de arte, curadoria e arte brasileira.

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Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Artigos