De um sutil gesto da arte à deflagração das ambivalências do espaço moderno

Autores

  • Diego Moreira Matos Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Resumo

O ponto de partida e deflagrador da leitura crítica apresentada surge na observação digressiva do trabalho Sem Titulo (Modern Architecture) do artista Vitor Cesar, remetendo-se inclusive às suas próprias origens formativas. Da leitura desse objeto, em função das especificidades de um debate histórico e contextual, a investigação transita posteriormente para o campo da arquitetura enquanto lugar de afirmação do moderno no Brasil. Por meio de uma analogia entre o trabalho de arte e o caso da obra arquitetônica de Sérgio Bernardes em Fortaleza, ao serem colididos, indicam-se algumas ambivalências do espaço moderno, em cujas contradições nascem novas perspectivas de investigação, questionando-se valores culturais canonizados.

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Biografia do Autor

Diego Moreira Matos, Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Ceará, pesquisador em artes visuais e arquitetura, Mestre(2006-2009) e Doutorando pela FAU USP(2010 - ) na área de concentração Projeto, Espaço e Cultura. Atua também como curador e na área de editoria.

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Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Artigos