Pesquisador como estrategista: sete propostas estratégicas inspiradas no jogo de xadrez e aplicadas à metodologia da pesquisa em Arte

Autores

  • Ruth Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo propõe abordar questões metodológicas acerca da pesquisa em Arte, relacionando-as com sete propostas estratégicas inspiradas no jogo de xadrez: Desenvolver capacidade de antecipação, enxergar linhas de força, dominar as jogadas clássicas, desenvolver capacidade de adaptação rápida, enxergar a situação global e não apenas o caso particular, propor trocas e saber sacrificar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Mestre em Artes Visuais pela mesma instituição (2008). Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília- UNB (2005). Professora efetiva  e coordenadora o curso de licenciatura em Artes Visuais da URCA (Universidade Federal do Cariri). Líder do grupo de pesquisa “fotografia ficcional: experimentações na arte contemporânea”. Anteriormente, atuou como professora de fotografia no curso de graduação em artes plásticas da FADM (Brasília). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Contemporânea e Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ficção, Narratividade, Memória, Mise-en-scène. Participou de diversas exposições, mostras de vídeo e salões de arte em Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Fortaleza (CE), Blumenal (SC) e Madison (EUA). Também realizou curadoria das exposições “Fotografia - Aquém e Além” (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes - FADM) e “Xilogravura de Cordel”, em parceria com Atila Regiani (mostra itinerante pelas escolas do DF, com patrocinio do FAC).

Publicado

2011-12-23

Edição

Seção

Artigos