Subvertendo o arquivo

sobre arte e política ecológica

Autores

Resumo

A partir do arquivo de Lucy R. Lippard, uma das mais influentes críticas a teorizar earthworks, Amanda Boetzkes sugere como as coleções de arquivos de arte norte-americana podem ser utilizadas para escrita de uma história da arte e do ambiente adequada para o momento de mudança climática em que vivemos. Ao associar nossa conceitualização e resposta a atual situação climática aos movimentos artísticos da década de 1960, documentados nos arquivos, a autora destaca como o arquivo de Lippard pode ser visto como um emaranhado entre ecologia e estética que oferece sensibilidades alternativas para o envolvimento com o meio ambiente. Com isso, abre caminhos para o desenvolvimento de uma história da ecologia política no cerne da história estética da arte ambiental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Boetzkes

É teórica de estética e arte contemporânea e professora de Teoria e História da Arte na Universidade de Ghelph. Vive em Toronto, no Canadá. Em sua pesquisa e pensamento crítico tem refletido sobre a relação entre percepção e representação, teoria da consciência e ecologia. Tem analisado as expressões e interpretações complexas que compõem os ecossistemas (locais de troca entre humanos e não humanos), concentrando-se em padrões de resíduos humanos, na economia global de energia, na necropolítica, na extinção e em atos decoloniais. É autora de Plastic Capitalism: Contemporary Art and the Drive to Waste (MIT Press, 2019), The Ethics of Earth Art (University of Minnesota Press, 2010), e Ecologicity: Vision and the Planetary of Art, a ser lançado em breve. 

Tais Cardoso, UFRGS

Doutoranda e mestre em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS, na área de concentração de História, Teoria e Crítica da Arte. Bacharela em Ciências Sociais, pela UFRGS. É membro dos Grupos de Pesquisa Arte em trânsito: viagens, derivas, deslocamentos. Atua com curadoria e escrita no campo da arte contemporânea. Se interessa especialmente por processos artísticos site-specific com abordagens multiespécies e queer que se relacionem direta ou indiretamente com o novo regime climático e suas materialidades.

E-mail: taiscardosoh@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6337-8850

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6390985326500316

Downloads

Publicado

2026-08-31

Edição

Seção

Fluxo contínuo