Signos em deslimite

a genealogia de um conceito na obra de Julio Bressane

Autores

Resumo

Objetivamos entender o conceito de deslimite na obra de Julio Bressane a partir de uma abordagem genealógica. Mergulhamos nos filmes e escritos do cineasta para delimitar quatro momentos da cultura brasileira reivindicados como antecedentes do deslimite: o barroco do Padre Antônio. Vieira, o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, a poesia concreta e o cinema experimental. Neles circula uma ideia estética de indiscernibilidade da expressão, levando as artes a entrarem no devir umas das outras.

Palavras-chave: Julio Bressane. Semiótica. Deslimite. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lennon Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor e pesquisador doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e graduação pela mesma instituição. Realizou estágio doutoral na Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires (UBA). É integrante do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC), com participação no Núcleo de Pesquisa Semiótica Crítica (NPESC) e na linha de pesquisa Agenciamentos da imagem (GPAGI). É coautor do livro coletivo Semiótica crítica e as materialidades da comunicação (Editora UFRGS, 2020). Investiga atravessamentos entre audiovisualidades contemporâneas, teorias do cinema e semióticas da comunicação.

Email: lennon-macedo@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9387498074513974

Bruno Leites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Comunicação (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autor de Cinema, naturalismo, degradação: ensaios a partir de filmes brasileiros dos anos 2000 (Ed. Sulina, 2021). Atualmente, coordena a linha Agenciamentos da Imagem (GPAGI), incluída no Grupo de Pesquisa Semiótica e culturas da comunicação (GPESC). Membro da Rede de Pesquisa Teoria de Cineastas.

Email: bruno.leites@ufrgs.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6365957990393840

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Fluxo contínuo