Sob a dragficação

narrativas dissidentes e subversões estéticas na Arte Contemporânea

Autores

Resumo

Este artigo explora a dragficação como operador analítico e problemática na arte contemporânea, utilizando características da arte drag para examinar outros fenômenos culturais, através das obras de Rafa Bqueer, David Rosado e Anu Põder. Parte de uma revisão narrativa que conectada a análises das obras, evidencia zonas de tensão e fronteiras, através das corporeidades, visualidades e discursos, que refletem críticas a padrões, valores e convenções sociais, ligadas ao gênero, cultura e território.

Palavras-chave: Artes Visuais. Arte contemporânea. Gênero. Dragficação. Fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Ka, Escola de Belas Artes - UFMG

Nascido em Porto Alegre/RS, em 1981, é artista visual, professor e pesquisador na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG). Doutor em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS). Desde 2003, participa de mostras individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, desenvolvendo projetos nas linguagens de desenho, objeto e instalação. Em âmbito de pesquisa, possui interesse nas relações entre Artes Visuais e Profissionalização em Arte, bem como nas articulações entre Arte, Política e Sexualidade. Vive e trabalha em Belo Horizonte/MG.

Email: ka.sandro@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3819114776376601

Elis Rockenbach, Escola de Belas Artes - UFMG

Nascido em Cuiabá/MT, em 2001, é artista visual, graduando em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG). Sua produção artística enfoca em gestualidades de afetos e seus contextos políticos e históricos, sobretudo com um recorte de memória LGBTQIAPN+. Atua como bolsista no projeto de iniciação científica A dragficação como fenômeno cultural e problemática na produção artística contemporânea (EBA/UFMG). Vive e trabalha em Belo Horizonte/MG.

Email: elisrockenbach1234@gmail.com
Lattes: https://lattes.cnpq.br/2175086900224132

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Fluxo contínuo