Pequeno ensaio de gestos {infraleves}

Autores

Resumo

Investigamos gestos que flutuam pelo inframince de Marcel Duchamp, que se propõem a inventar arte em tempos de tensão sanitária, climática e social.  O que seriam esses  gestos que suscitam pequenas percepções, que nelas se iniciam e se exaurem? Aproximando-nos da tipologia gestual flusseriana - gestos que se dirigem a um outro; gestos que se dirigem contra um material; gestos sem rumo (de natureza absurda) - ensaiamos uma coleção que media o corpo e o mundo através de um contato infraleve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Silva da Silva, UERGS

Artista visual e professora adjunta da UERGS. Doutora, Mestre e Bacharel em Artes Visuais (UFRGS), com estágio junto à Faculté des Arts da Université de Picardie Jules Verne. Recebeu Bolsa Residência Unesco Aschberg/Irish Museum of Modern Art. Investiga z-nas de contato entre arte, cotidiano, gesto e natureza, especialmente no contexto dos rios Caí e Guaíba. Integra o Grupo de Pesquisa FLUME e orienta o grupo de investigações poéticas infraordinaries.

Email: mariana-silva@uergs.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8226380623746809

Mayra de Lima, UERGS

Fotógrafa, artista visual e graduanda em Artes Visuais: licenciatura pela UERGS. Seu trabalho tem como meio linguagens fotográficas, audiovisuais e performáticas, explorando temáticas como as poéticas do cotidiano, dos gestos e dos movimentos, com um olhar atento às pequenas sensações com um flerte autobiográfico. Desde 2020, tem participado de exposições coletivas e é bolsista da pesquisa de iniciação científica (UERGS).

Email: mayara93limab@gmail
Lattes: https://lattes.cnpq.br/0782907241424626

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Fluxo contínuo