La verità

30 escritos de Giulio Paolini

Autores

Resumo

Esta produção visa inaugurar a tradução ao português de 30 escritos de Giulio Paolini, artista italiano, associado à Arte povera mas que cuja produção se distancia, desde os anos 1960, das proposições deste movimento, ao assumir uma produção de cunho conceitual. Extraídos do livro La verità in quattro righe e novantacinque voci (1996), tais escritos aqui selecionados compõem um glossário em que o artista reflete sobre os elementos concretos e conceituais que constituem a linguagem artística.

Palavras-chave: Giulio Paolini. Escritos de artista. Arte Povera. Arte conceitual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulio Paolini

Nascido em Genova, 1940, é um dos principais expoentes da arte contemporânea italiana. Desde 1961, Paolini tem exposto seu trabalho em museus, galerias e eventos artísticos de todo o mundo, participando da Bienal de Veneza, da Documenta de Kassel e da Bienal de São Paulo. Possui obras em coleções importantes a nível internacional, como o Centre Georges Pompidou (Paris), o Tate (Londres), o Art Institute of Chicago e a Galleria Nazionale d’Arte Moderna (Roma), e publicou 23 livros de escritos de sua autoria. Vive e trabalha em Turim.

Email: estudiogiuliopaolini@gmail.com

Daniela Barcellos Amon, École des Hautes Études en Sciences Sociales

Mestranda em Arte, Literatura e Linguística pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (Paris, França), sob orientação do professor e diretor de estudos Rémi Labrusse. Graduada em Artes Visuais pela UFRGS com orientação da professora Marina Câmara, com quem dirige o projeto de extensão De que pobreza diz a Arte povera? Vive e trabalha em Paris, França.

Email: danielabamon@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5137808298883460

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Fluxo contínuo