Johann Joachim Winckelmann (1717–1768) e a formulação da História da Arte como disciplina

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Resumo

Este ensaio procura investigar a contribuição de Johann Joachim Winckelmann (1717–1768) para a disciplina História da Arte a partir da análise da produção e recepção de seus estudos. Para esse fim, procurou-se explicitar três elementos fundamentais nesse processo: [1] o reconhecimento coevo do autor e sua relação com o romantismo e classicismo alemães; [2] o desenvolvimento de uma metodologia própria que se dedicava às obras; e [3] a fundamentação das bases do neoclassicismo.

Palavras-chave: Johann Joachim Winckelmann (1717–1768). História da Arte. Classicismo. Romantismo. Neoclassicismo.

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Biografia do Autor

Sofia Reginato Inda, PPGAV-IA-UFRGS

Sofia Inda é Historiadora da Arte pela UFRGS e Mestra em História e Crítica de Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Na dissertação, dedicou-se à trajetória do artífice português João do Couto e Silva (1824–1883) e suas obras em Porto Alegre, bem como à circulação de modelos de talha e retábulos durante o século XIX na região Sul. Atualmente, é doutoranda do PPGAV-IA-UFRGS onde pesquisa as primeiras igrejas lusitanas do Rio Grande do Sul e seus projetos ornamentais, retábulos e artífices.

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Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Artigos