Uma retrofilia cinematográfica

saudosismo narrativo em Rogue One e Blade Runner 2049

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Resumo

O presente artigo discute como o cinema estadunidense apresenta narrativas que recorrem ao passado, com o intuito de debater como tal estratégia dialoga com conceitos de temporalidade, narrativa e memória. Os longas Star Wars Rogue One e Blade Runner 2049 levantam questões sobre perspectivas de futuros em dados presentes que atualizam intrigas (enredos), a partir de intencionalidades e temporalizações sobre o mundo na construção de vivências e interpretações das historicidades e seus regimes.

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Biografia do Autor

Gutemberg de Queirós Lima, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Humanidades (UNILAB - 2016), Licenciado em História (UNILAB - 2018), Mestrando em História e Letras (UECE-FECLESC).

Edmilson Alves Maia Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto do Curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central/UECE-Quixadá/CE. Doutor em História pela UFMG (2015).

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Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Artigos