Manobras Radicais

reflexões sobre uma exposição feminista no Brasil

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Resumo

Resumo: O presente artigo trata da exposição Manobras Radicais: artistas brasileiras (1886-2005), com curadoria de Heloísa Buarque de Hollanda e Paulo Herkenhoff, realizada em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/SP) em 2006. Considerada uma das primeiras exposições coletivas de artistas mulheres com viés feminista no Brasil, o estudo parte da análise dos textos que compõem o catálogo da exposição para compreender como arte e feminismo se relacionam na mostra.

Palavras-chave: Manobras Radicais. Artistas mulheres. Feminismo. Heloísa Buarque de Hollanda. Paulo Herkenhoff.

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Biografia do Autor

Jaqueline Santos Sampaio, UFRGS

Jaqueline Santos Sampaio é doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa em História e Teoria dos Processos Artísticos, com orientação da Prof. Dra. Daniela Kern. Em sua pesquisa no doutorado investiga as intersecções entre gênero, feminino e feminismos na produção de exposições coletivas de artistas mulheres, com enfoque para os discursos institucionais e curatoriais produzidos a respeito de produções artísticas femininas. É mestre em Educação (PPGEDU-UFRGS), licenciada em História (IPA) e bacharel em História da Arte (UFRGS).

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos