Do jardim familiar aos jardins públicos da Europa:

entre fotografias, flores e memórias

Autores

  • Daniela Remião de Macedo FBAUL / CIEBA

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o jardim, transformado em laboratório fotográfico alternativo, a partir de práticas artísticas experimentais iniciadas durante o isolamento social no Brasil e expandidas para novos espaços na Europa. Reflexões surgem a partir de trabalhos que utilizam fotografias de família como materialidade para a arte e processos fotográficos do século XIX, tendo como referência as pioneiras Mary Somerville e Anna Atkins. As imagens criadas ressignificam os registros fotográficos familiares e os processos manuais utilizados expandem as intertemporalidades da fotografia. O jardim se revela como heterotopia e o percurso da criação, como uma cartografia sentimental, respectivamente a partir de conceitos de Michel Foucault e Suely Rolnik.


Palavras-chave: Jardim. Processos fotográficos históricos. Fotografias de família. Heterotopia. Cartografia sentimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Remião de Macedo, FBAUL / CIEBA

Doutoranda na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, com bolsa de estudos da FCT. Mestre em Artes Visuais (UFRGS, 2018), Mestre em Ciência da Computação (PUCRS, 1999). Docente universitária desde 2000, atuando em cursos de graduação e pósgraduação. Fotógrafa profissional desde 2002, especialmente nas áreas de natureza, moda, beleza e espetáculos. No Brasil, é Membro do Conselho Científico da Atena Editora, e do Comitê de Poéticas Artísticas da ANPAP. Em Portugal, é Membro dos Centros de Investigação CIEBA e ICNOVA. Atualmente pesquisa sobre mulheres na fotografia, coleções de fotografia de família e processos fotográficos alternativos. No trabalho artístico que vem desenvolvendo, concentra-se nas fotografias de família como materialidade para arte e no hibridismo de processos analógicos e digitais. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos, Portugal, França, Inglaterra e Suíça.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Dossiê