Santo Antônio

Autores

  • Munir Klamt UFRGS
  • Laura Cattani UFPel

Resumo

Este ensaio visual parte de memórias vinculadas à residência na casa situada no número 600 da Rua Santo Antônio, em Porto Alegre, e à posterior descoberta de que o local havia sido um centro de detenção clandestino durante o período da ditadura civil-militar no Brasil. Por meio de uma série de desenhos sobre papel preto, busca-se recompor parte da arquitetura daquele espaço, ao mesmo tempo em que se evocam elementos subterrâneos e perturbadores – tanto reais (desde as peças onde ocorriam torturas até as escavações para construir uma piscina, feitas pelos atuais proprietários) quanto imaginados (porões soterrados, passagens subterrâneas e estranhos elementos amorfos que assombram a casa).


Palavras-chave: Desenho. Ditadura. Repressão. Memória. Apagamento.

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Biografia do Autor

Munir Klamt, UFRGS

É artista, curador e pesquisador, Doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Sua tese recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2017. Realizou Pós-Doutorado na UnB. É professor do Instituto de Artes da UFRGS na área de Arte e Tecnologia. Compõe o comitê curatorial do MARGS. É coordenador da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e curador adjunto da 13ª Bienal do Mercosul.

Laura Cattani, UFPel

É artista, curadora e pesquisadora, Doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS com doutorado-sanduíche na UPJV (França), indicada ao Prêmio Capes de Tese 2018, e pós-doutorado no PPGAV/Unb. É professora substituta no Centro de Artes da UFPel, onde coordena ações de extensão da Galeria A Sala. Idealizadora do Instituto Cultural Torus e curadora adjunta da 13ª Bienal do Mercosul.

 

Ambos atuam sob o pseudônimo Ío enquanto artistas e curadores, tendo realizado exposições em diversas cidades do Brasil, bem como Uruguai, Argentina e França. Sua produção foi premiada com o Prêmio Especial do Júri no IX Prêmio Açorianos de Artes Plásticas; Melhor Exposição no 2º Prêmio IEAVi; Prêmio Destaque em Mídias Tecnológicas do III Prêmio Açorianos de Artes Plásticas; Menção Honrosa nos 1º e 4º Prêmios IEAVI, e foi indicada ao Prêmio Pipa em 2018. Sua obra está em coleções particulares e compõe o acervo de instituições como o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Fundação Vera Chaves Barcellos, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (RS), Coleção Casa Niemeyer (DF), Museu de Arte do Rio de Janeiro (RJ) e Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE).

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Publicado

2023-01-22

Edição

Seção

Dossiê