Paisagens ilegítimas:

minimalismo, autoritarismo e a Elevada da Conceição

Autores

  • Gustavo Balbela UFRGS

Resumo

Situada na interseção entre um ensaio visual e um ensaio textual, esta proposta observa um elemento da infraestrutura viária como obra de arte contemporânea. Colocando questões a partir da perspectiva da história da arte, este discurso foto-textual tenta estabelecer relações críticas entre a paisagem urbana e a história política brasileira. O Viaduto da Conceição, construído no centro de Porto Alegre em 1967, é visto aqui como uma escultura cuja autoria é alegoricamente atribuída a Telmo Thompson Flores, prefeito da cidade nomeado à época pelo regime militar. O viaduto é posto em questão destacando o período histórico de sua construção, quando o Brasil vivia um regime de exceção, algumas das condições políticas da época e apontando consequências éticas desse contexto.

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Biografia do Autor

Gustavo Balbela, UFRGS

É um artista visual, designer e pesquisador. É mestre em poéticas visuais no Instituto de Artes da UFRGS, além de designer e editor na Austral Edições. Gustavo desenvolve sua obra poética através da produção e catalogação de imagens técnicas, apresentadas principalmente em suportes instalativos ou em publicações. Sua obra investiga, através de uma perspectiva pessoal diante da paisagem urbana, questões relacionadas a processos históricos como a globalização, o colonialismo e o autoritarismo. Gustavo já participou de exposições coletivas ou individuais no Brasil, Uruguai e Hungria, Suécia, Polônia e Eslovênia, e suas obras integram coleções privadas no Brasil, Estados Unidos e na Europa.

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Publicado

2023-01-22

Edição

Seção

Dossiê