Reificação como despolitização estrutural: A ontologia política de Lukács e Debord

Autores

Resumo

Nesse artigo, o conceito de reificação é posto em diálogo com modelos contemporâneos da ontologia política para enfatizar os efeitos despolitizantes da reificação também no nível da teoria. O autor aborda como Lukács e Debord tratam da factualidade da realidade social não apenas através de análises sistemáticas mas também (tanto programática quanto performativamente) através de estratégias estéticas. De acordo com o artigo, a aparência socialmente necessária da vida reificada precisa ser esteticamente reencenada para se tornar acessível às lutas políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johan Frederik Hartle

É reitor da Academy of Fine Arts de Viena, e reitor e professor de arte e teoria da mídia na Staatliche Hochschule für Gestaltung em Karlsruhe. Concluiu seu doutorado em Münster/Westphalia, obteve bolsas de pesquisa em Jerusalém e Roma até se tornar professor assistente de filosofia da arte e da cultura na Universidade de Amsterdam. Hartle é, ainda, professor associado de estética na Academia de Artes da China em Hangzhou e membro associado do Instituto de Humanidades na Simon Fraser University, em Vancouver, no Canadá. Suas publicações tratam de arte contemporânea, teorias da arte institucional, estética política e a tradição da Viena Vermelha. Atualmente está preparando uma conferência sobre o 100o aniversário de História e Consciência de Classe de Lukács em 2023.

Milena Batista Durante, USP

É tradutora, doutoranda em artes visuais na ECA-USP, mestre em arquitetura e urbanismo pela UFBA e bacharel em artes pela FAAP.

Fabiana Lontra, UFRGS

É tradutora, mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharela em Letras pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Traduções