Os Impactos da Vulnerabilidade Econômica Russa na Formulação da sua Política Externa e de Segurança (PES)

Autores

  • Matheus Ibelli Bianco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Tomankievicz Secchi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

A Rússia no século XXI se caracteriza por possuir uma economia dependente da exportação de alguns setores, como o energético e o militar, os quais, entretanto, permitiram um certo enriquecimento do país e aumento de prestígio da nação na virada do século. Por sua vez, a imposição de sanções econômicas sob a economia russa por parte dos países ocidentais, sob a escusa de retaliações à supostos posicionamentos agressivos russos, ampliaram a vulnerabilidade econômica do país. Como resposta à esse quadro, ou mesmo por necessidade, as decisões de Política Externa e de Segurança da Rússia sofreram mudanças . Este artigo tem por finalidade descrever alguns dos principais impactos que a condição de Vulnerabilidade Econômica Russa (VER) acarreta sobre a PES do país. Para tanto, realizar-se-á uma revisão bibliográfica acerca do tema, bem como serão utilizados documentos oficiais sobre a PES nacional, dados e análises da estrutura produtiva do país. Tal pesquisa se justifica pelas potencialidades do país eurasiano e sua respectiva reinserção no circuito político internacional nos últimos anos, em especial no que tange aos conflitos na Síria e na Ucrânia. Como resultados prévios, a pesquisa indica que embora a Rússia tenha sofrido com os recentes choques externos sobre o seu comércio de hidrocarbonetos, o país continua no desenvolvimento de uma PES ativa, resistente aos avanços da OTAN e desafiadora da projeção ocidental. Tal resultado, no entanto, veio às custas de uma maior integração produtiva com a China, tornando a Rússia mais dependente tanto dos investimentos quanto do comércio chinês, podendo acarretar problemas no médio e longo prazo para sua continuada inserção internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Ibelli Bianco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do 4º ano do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre os BRICS – NEBRICS UFRGS.

Eduardo Tomankievicz Secchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do 4º ano do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais – NERINT UFRGS e do Núcleo de Estudos sobre os BRICS - NEBRICS UFRGS.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

Ibelli Bianco, M., & Tomankievicz Secchi, E. (2019). Os Impactos da Vulnerabilidade Econômica Russa na Formulação da sua Política Externa e de Segurança (PES). Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 11(21). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/86117

Edição

Seção

Artigos