A atuação da URSS no conflito entre Etiópia e Somália e os impactos na Guerra Fria

Autores

  • Lorenso Andreoli da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • João Vitor Miranda da Souza Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a mudança de regime ocorrida na Etiópia em 1974 e o conflito deste país com a sua nação vizinha, a Somália, pela região de Ogaden a partir de 1977. Também se abordará as consequências da ascensão do regime revolucionário em Adis Abeba para a União Soviética, no que diz respeito aos seus interesses estratégicos na região e na sua posição na própria Guerra Fria. Portanto, buscar-se-á entender os motivos que levaram a mudança de alianças entre os países da região do Chifre da África e as duas grandes superpotências da Guerra Fria, assim como as consequências destas mudanças para a Guerra de Ogaden e a própria Guerra Fria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorenso Andreoli da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando em Relações Internacionais. Tem como áreas de interesse Política Internacional, Integração Econômica e Política Econômica Internacional.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

da Silva, L. A., & da Souza Silva, J. V. M. (2018). A atuação da URSS no conflito entre Etiópia e Somália e os impactos na Guerra Fria. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 10(19). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/83791

Edição

Seção

Artigos