Política migratória brasileira e modelos de integração

Autores

  • Isadora Lima Branco Universidade de Brasília

Resumo

       A partir da comparação com os modelos de integração francês e canadense - assimilacionista e multiculturalista – este artigo busca identificar o teor, quanto à integração sociocultural, da política migratória brasileira. Para isso, realiza-se revisão bibliográfica dos princípios desses modelos, comparados, posteriormente, com os instrumentos normativos em vigor no Brasil. Conclui-se que esses contrastam visões, por vezes, contraditórias do migrante, que apontam para a coexistência de modelos. Conclui-se ainda que, mesmo que a Nova Lei das Migrações reduza tal contradição, a identificação do modelo de integração da Política Migratória Brasileira é imprecisa visto que inexiste uma política formal e expressa sobre integração, de forma que esta depende da atuação da sociedade civil. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Lima Branco, Universidade de Brasília

Estudante de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, desenvolve atividades em pesquisa e extensão em direitos humanos. Foi voluntária do Instituto de Migrações e Direitos Humanos e membro do grupo de ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos (UMANITÀ). Atualmente, é estagiária da Divisão da Ásia Central e Meridional do Ministério das Relações Exteriores.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

Branco, I. L. (2018). Política migratória brasileira e modelos de integração. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 11(20). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/74950

Edição

Seção

Artigos