As mulheres migrantes na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu

Uma análise de seus direitos e as circunstâncias que dificultam sua contemplação

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu, mais especificamente as mulheres migrantes que estão nesta Unidade Prisional, por isso, a pesquisa busca analisar as principais dificuldades na qual essas mulheres se encontram, considerando as circunstâncias que dificultam a contemplação de seus direitos. Com isso, serão analisados quais os problemas enfrentados pelas mulheres migrantes na PFF, como a comunicação, distância geográfica de seus familiares, questões documentais, entre outros. O texto se desenvolve por meio de uma análise bibliográfica composta por livros, artigos, pesquisas e documentos oficiais, com dados fornecidos pelos portais de informação que abordam esta temática, bem como uma pesquisa de campo realizada na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu. Conclui-se que os direitos das mulheres migrantes na PFF não estão sendo assegurados plenamente, tendo em vista que há uma dissintonia entre os enunciados constitucionais e a realidade da penitenciária, levando em conta os diversos problemas que as mulheres migrantes relataram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Janaina Dias Amato, UNILA

Doutora em Letras pela UFPR, docente na área de Letras e Linguística na UNILA, atua nos cursos de graduação em Letras e nos cursos de pós-graduação em Relações Internacionais; Educação e no Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos. É tutora do PET e atua na área de migração e educação.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Couto Pereira, G., & Dias Amato, L. J. (2025). As mulheres migrantes na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu: Uma análise de seus direitos e as circunstâncias que dificultam sua contemplação. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 17(33). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/143550