A relação entre as políticas públicas de avaliação de documentos e de memória no Brasil e no Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.330-354

Palavras-chave:

Políticas de memória, Avaliação de documentos de arquivo, Arquivos, Direitos humanos

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar as políticas públicas de avaliação de documentos e de memória no Brasil e no Uruguai. Para isso, se debruça sobre as normativas dos dois países, buscando elementos que permitam identificar iniciativas do Estado em conservar documentos produzidos durante o último período de exceção democrática. A metodologia apresenta-se como qualitativa, utilizando fontes documentais e bibliográficas. Foram levantados documentos que embasam as políticas arquivísticas nos websites de suas instituições, especialmente, leis, resoluções e manuais, buscando elementos que indicam modelos, critérios e métodos de avaliação de documentos. Nesses materiais foram, então, buscadas referências a políticas de memória. Como resultados, considera que os dois países incorporam em sua metodologia a teoria do valor para estabelecer prazos para guarda e eliminação de documentos, mas que o Uruguai vincula medidas macro valorativas ao prescrever a conservação total de documentos produzidos no último período de exceção democrática. Finaliza-se com breves considerações sobre o processo de avaliação de arquivos e sua necessária apropriação, tanto por parte de agentes públicos envolvidos nas políticas de arquivo, como por parte dos grupos “empreendedores de memória”.

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Biografia do Autor

Evelin Mintegui, Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI -FURG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN - UFSC

Carlos Artur Gallo, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Cezar Karpinski, UFSC

Professor do Departamento de Ciência da Informação, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2020-04-23

Como Citar

MINTEGUI, Evelin; GALLO, Carlos Artur; KARPINSKI, Cezar. A relação entre as políticas públicas de avaliação de documentos e de memória no Brasil e no Uruguai. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 330–354, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.330-354. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/ojs/index.php/EmQuestao/article/view/92144. Acesso em: 11 ago. 2025.

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