Comunicação como midiatização: os meios em meio à tecnologia, sociedade, linguagem, e vice-versa

Autores

  • André Dornelles Pares Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Comunicação, Midiatização, Meios, Tecnologia, Sociedade, Linguagem

Resumo

É possível dizer que o campo de estudos da comunicação, já perfeitamente instituído, permanece discutindo a natureza do conhecimento da sua área. Também é razoável afirmar que um campo de conhecimento deve possuir especificidades que o garantam como campo autônomo de estudos. Partindo destas premissas, este artigo pretende discutir de forma introdutória uma demarcação possível para o estudo da comunicação. Como alternativa, supõe a comunicação como um processo de midiatização. Para isso, considera a posição fundamental dos meios, aqui entendidos como meios eletro-tecnológicos de comunicação de massa, que permitem o acesso plural e simultâneo às mensagens que produz. A partir daí, as relações entre linguagem e sociedade que possibilitam.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Dornelles Pares, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), e graduação em Filosofia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é mestrando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Comunicação em crítica de cinema, rádio e assessoria de imprensa. Na área de Filosofia, em educação e ensino médio.

Downloads

Publicado

2009-03-13

Como Citar

PARES, André Dornelles. Comunicação como midiatização: os meios em meio à tecnologia, sociedade, linguagem, e vice-versa. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 247–259, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/ojs/index.php/EmQuestao/article/view/6480. Acesso em: 14 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.