Quem será eliminado do Big Brother Brasil?
Previsão baseada em redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.142154Palavras-chave:
previsão, Big Brother Brasil, análise de sentimento, análise volumétrica, análise de redes sociaisResumo
O advento das mídias sociais forneceu aos indivíduos um ambiente para a expressão de opiniões e preferências em uma ampla gama de assuntos. Os dados obtidos das mídias sociais podem ser uma fonte valiosa de informações para a análise das intenções e interesses do público, facilitando assim o processo de tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias. Um exemplo de análise do comportamento humano é o exame de eventos de votação popular. Para abordar o desafio de prever uma sequência de eventos no contexto da votação, propomos uma nova metodologia que emprega uma solução orientada por dados, incorporando dados do Twitter/X e modelos de regressão. Neste estudo de caso, empregamos técnicas comumente utilizadas na previsão de resultados eleitorais, incluindo análise volumétrica e de sentimentos, para prever a eliminação de concorrentes no Big Brother Brasil. Nossos experimentos resultaram em um erro absoluto médio de aproximadamente 11 pontos, com uma precisão de 81,25% para prever eliminações e 68,75% para prever a ordem da classificação durante cada eliminação.
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