Quem será eliminado do Big Brother Brasil?

Previsão baseada em redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.142154

Palavras-chave:

previsão, Big Brother Brasil, análise de sentimento, análise volumétrica, análise de redes sociais

Resumo

O advento das mídias sociais forneceu aos indivíduos um ambiente para a expressão de opiniões e preferências em uma ampla gama de assuntos. Os dados obtidos das mídias sociais podem ser uma fonte valiosa de informações para a análise das intenções e interesses do público, facilitando assim o processo de tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias. Um exemplo de análise do comportamento humano é o exame de eventos de votação popular. Para abordar o desafio de prever uma sequência de eventos no contexto da votação, propomos uma nova metodologia que emprega uma solução orientada por dados, incorporando dados do Twitter/X e modelos de regressão. Neste estudo de caso, empregamos técnicas comumente utilizadas na previsão de resultados eleitorais, incluindo análise volumétrica e de sentimentos, para prever a eliminação de concorrentes no Big Brother Brasil. Nossos experimentos resultaram em um erro absoluto médio de aproximadamente 11 pontos, com uma precisão de 81,25% para prever eliminações e 68,75% para prever a ordem da classificação durante cada eliminação.

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Biografia do Autor

William Takahiro Maruyama, Universidade de São Paulo

William Takahiro Maruyama é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPGSI) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Ele possui mestrado e graduação em Sistemas de Informação pela mesma instituição. Tem atuado na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, especificamente no tema de análise de redes sociais. Tem experiência em empresa como Analista de Desenvolvimento e como professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo

Luciano Antonio Digiampietri é professor associado na Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e o título de Livre-docente em Informação e Tecnologia pela USP (2015). Desde abril de 2008 é professor pesquisador no Bacharelado em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e desde 2010 é orientador no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da EACH-USP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Biologia Computacional, Bancos de Dados e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: workflows científicos, bioinformática, processamento de imagens e análise de redes sociais.

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

MARUYAMA, William Takahiro; DIGIAMPIETRI, Luciano Antonio. Quem será eliminado do Big Brother Brasil? Previsão baseada em redes sociais. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.142154. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/ojs/index.php/EmQuestao/article/view/142154. Acesso em: 11 ago. 2025.

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