Arquivologia e memória
uma análise da produção acadêmica brasileira (1990-2020)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.135727Palavras-chave:
arquivologia, memória, produção acadêmicaResumo
Este estudo tem como objetivo principal analisar a produção científica brasileira nos últimos 30 anos sobre arquivologia e memória. Para isso, foram coletados 26 artigos na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação no período de 1990 a 2020. A pesquisa é de caráter exploratória, documental e descritiva. Utiliza-se do método da Análise de Conteúdo de Bardin para estabelecer critérios para os indicadores e as categorias de análise. Foram definidos cinco indicadores, de acordo com a frequência em que apareceram nos 26 artigos, sendo: a memória nos arquivos públicos; relação entre memória, história e arquivos; patrimônio, memória e identidade; arquivos e seus acervos como fontes de informação; e políticas públicas de memória e arquivos. E para as categorias de análise estabeleceram-se três: memória e arquivos; fontes de informação; e patrimônio documental. A partir dos dados analisados, ficou evidente a relação entre arquivologia e memória, no entanto, apesar dessa estreita no empirismo ou no dia a dia dos arquivos, ainda está sendo produzida de uma forma muito tímida, ou seja, num período de 30 anos, apareceram no total 26 woartigos. O estudo reitera a existência de uma relação intrínseca entre a arquivologia e a memória, especialmente em aspectos como a preservação do patrimônio documental e os arquivos como fontes de informação histórica e cultural. O estudo revela uma conexão significativa entre arquivologia e memória no contexto brasileiro, mas também destaca a necessidade de ampliar os esforços de pesquisa e políticas públicas para melhor entender e valorizar essa relação do ponto de vista acadêmico.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BARROS, Thiago Henrique Bragato. Discurso, informação e conhecimento: perspectivas iniciais à Ciência da Informação. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, Marília, v. 11, n. 4, p. 67-72, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n3.04.p26. Acesso em: 25 nov. 2023.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BROTHMAN, Brien. The Past that archives keep: memory, history, and the preservation of archival records. Archivaria, Ottawa, v. 51, p. 48-80, 2001.
FONSECA, Maria Odila. Arquivologia e ciência da informação: (re)definição de marcos interdisciplinares. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
FRANÇOIS, Etienne. As novas relações entre memória e história após a queda do Muro de Berlim. Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 2, n. 2, p. 17-29, 2010.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Editora Centauro, 2006.
JELIN, Elizabeth. ¿De qué hablamos cuando hablamos de memorias? In: JELIN, Elizabeth. Las tramas del tempo: familia, género, memorias, derechos y movimentos sociales. Buenos Aires: Clacso, 2020. p. 419-440.
LODOLINI, Elio. Archivistica: principi e problemi. Milano: Franco Angeli Libri, 1990.
MARQUES, Angelica Alves da Cunha. Interlocuções entre a arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no Brasil. 2011. 399 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia. A pesquisa científica em arquivologia no Brasil. In: MARIZ, Anna Carla de Almeida; JARDIM, José Maria; SILVA, Sérgio Conde de Albite (org.). Novas dimensões da pesquisa e do ensino da arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Móbile; Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, 2012. p. 74-88.
MARQUES, Angelica Alves da Cunha. A investigação científica em Arquivologia e a sua busca de identidade. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 77-89, 2017.
MARQUES, Angelica Alves da Cunha. Os arquivos e a arquivologia nas pesquisas dos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros (1972-2015). Revista Acervo, Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 15-30, 2018.
MEDEIROS, Roberta Pinto; MEIRELLES, Andriele Pereira. Revisão da produção científica entre Arquivologia e Memória (1990-2020) a partir da análise de conteúdo. Anais do X Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. Mursia, Espanha: Facultad de Mursia, 2021.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 7-28, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberta Pinto Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.