Pesquisa de Marketing e estudos de usuário: um paralelo entre os dois processos

Autores

  • Helen Frota Rozados UFRGS
  • Bárbara Pilatti Piffer UFRGS

Palavras-chave:

Pesquisa de Marketing. Estudos de usuário. Metodologia de pesquisa. Unidade de informação.

Resumo

Expõe o histórico, a evolução e as características da Pesquisa de Marketing e dos Estudos de Usuário, assinalando semelhanças e diferenças entre as duas técnicas. Traça um paralelo entre os objetivos pretendidos e as metodologias adotadas. Aponta que os objetivos, a metodologia, as fontes utilizadas são similares, tanto no caso da Pesquisa de Marketing quanto no de Estudos de Usuário. Conclui que ambas as investigações fornecem dados que permitem avaliar serviços e produtos já existentes, conhecer o que a concorrência está oferecendo e propor novos serviços e produtos que atendam às necessidades e às demandas dos usuários/clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Frota Rozados, UFRGS

Doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Líder do grupo de pesquisa NEITI (Núcleo de Estudos em Imagem, Tecnologia e Informação). E-mail: hrozados@gmail.com

Bárbara Pilatti Piffer, UFRGS

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Monitora da disciplina Marketing em Sistemas de Informação (Fabico/UFRGS).

Downloads

Publicado

2010-03-10

Como Citar

ROZADOS, Helen Frota; PIFFER, Bárbara Pilatti. Pesquisa de Marketing e estudos de usuário: um paralelo entre os dois processos. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 169–182, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/ojs/index.php/EmQuestao/article/view/10387. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.