O ENVOLVIMENTO DA UNIVERSIDADE EM RELAÇÃO AO TEMA VELHICE: a palavra de coordenadores de programas

Autores

  • Meire Cachioni Universidade de São Paulo
  • Luis Enrique Aguilar Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.8081

Palavras-chave:

Velhice. Universidade. Programas Área Gerontológica

Resumo

Os conhecimentos relacionados às percepções sobre a velhice, gerados nas Instituições de Ensino Superior, são científica e educacionalmente relevantes. Realizamos um estudo com quinze coordenadores de programas na área gerontológica. Os objetivos visaram: a) conhecer trabalhos desenvolvidos na área gerontológica; b) conhecer a percepção dos coordenadores sobre o tema velhice nas instituições. Três instituições foram investigadas, sendo uma privada e duas públicas. O instrumento foi um questionário para levantamento do envolvimento da Universidade em relação ao tema velhice. Análises de conteúdo, mediante as quais foram levantadas categorias e subcategorias de respostas, apontaram que os coordenadores estão envolvidos na área gerontológica através dos programa Universidade Aberta à Terceira Idade, de núcleos de estudo ou pesquisa e dos programas de pós-gradução. Os benefícios atribuídos à presença dos idosos na universidade mais relatados foram respectivamente: contato intergeracional, relatados em todas as universidades; geração de conhecimento gerontológicos; gestão do novo segmento etário/relação da universidade com a população; mudanças de atitudes positivas em relação à velhice.

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Publicado

2008-12-25

Como Citar

Cachioni, M., & Aguilar, L. E. (2008). O ENVOLVIMENTO DA UNIVERSIDADE EM RELAÇÃO AO TEMA VELHICE: a palavra de coordenadores de programas. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 13(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.8081

Edição

Seção

Artigos originais