IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.75904

Palavras-chave:

Idosos, Inclusão digital, Revisão.

Resumo

Objetivo: Revisão sistemática de pesquisas de intervenção em idosos acerca do uso de tablet para identificar os ganhos e as dificuldades no uso e na adesão desse tipo de dispositivo móvel. Métodos: Levantamento de estudos publicados entre janeiro de 2010 até novembro de 2017 nas bases de dados Lilacs, AgeLine, PubMed, Web of Science, Periódicos CAPES utilizando os descritores: TIC e idosos, inclusão digital e idosos, aprendizado digital e idosos, dispositivos móveis e idosos, tablet e idosos, e os termos em inglês elderly and digital inclusion, digital learning and elderly, mobile devices and elderly e tablet and elderly. Resultados: Os idosos apresentam dificuldades no uso em relação ao tamanho da tela e contrastes, ultra sensibilidade ao toque da tela (touchscreen), embora, algumas funções se mostraram totalmente intuitivas (acesso por toque e movimentação por arrasto). O uso de tablets pode ter efeitos positivos na cognição e nas habilidades sociais. Baixo nível de escolaridade e falta de conhecimento tecnológico prévio no manuseio dos aplicativos foram os fatores que afetaram negativamente a adesão ao uso do dispositivo, por outro lado, as vantagens referentes à portabilidade, eficiência, “rapidez” foram os fatores positivos que contribuíram para adesão. Conclusão: Os estudos encontrados para esta revisão abordam questões importantes sobre o impacto do uso do tablet na cognição do idoso, apontam uma direção para desenvolver melhorias em relação ao design de interface do aparelho, baseada nas experiências dos usuários investigados, e apresentam resultados positivos em relação à adesão dos idosos no uso de tablets.

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Biografia do Autor

Glaucia Martins de Oliveira Alvarenga, EACH-USP

Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2015). Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

LAIS LOPES DELFINO, UNICAMP

Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2011). Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Lais dos Santos Vinholi Silva, EACH-USP

Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2015). Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Mônica Sanches Yassuda, EACH-USP

Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida, Livre Docente pela USP (2011). Livre-Docente. Professora Associada da Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Meire Cachioni, EACH-USP

Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutora em Educação - concentração em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002), e pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Professora Associada da Universidade de São Paulo, docente do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

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Publicado

2018-12-08

Como Citar

Alvarenga, G. M. de O., DELFINO, L. L., Silva, L. dos S. V., Yassuda, M. S., & Cachioni, M. (2018). IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 23(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.75904

Edição

Seção

Artigos originais