OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.98322

Palavras-chave:

Representações Sociais, Velhice, Educação

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações que tiveram como objeto central de suas análises o processo de envelhecimento ou velhice, em contextos educacionais ou relacionados com a área da Educação. Os dados foram obtidos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto segue organizado em duas seções. Uma primeira, na qual são apresentadas as produções que ilustram os contextos iniciais em que a velhice é qualitativamente investigada nas Ciências Sociais e na Psicologia Social (com especial ênfase nas Representações Sociais). Por fim, o levantamento das teses e dissertações conforme as unidades temáticas elencadas e as considerações sobre o percurso das análises. A partir do material inventariado, foi possível perceber maneiras distintas de empreender o olhar sobre a velhice, especialmente em relação ao emprego da teoria e instrumentos metodológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Moura Danieleviz e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFMS). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Silva, I. M. D. e, & Gonçalves, J. P. (2021). OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.98322

Edição

Seção

Artigos