ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS NA TEMÁTICA ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO

Autores

  • Paula Fabricio Sandreschi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Giovana Zarpellon Mazo Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC
  • Tânia Rosane Bertoldo Benedetti Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.98300

Resumo

A análise de conteúdo e de redes de colaboração pode contribuir para as reflexões e estudos sobre o fluxo informacional. O objetivo do presente estudo é realizar uma análise bibliométrica das produções científicas brasileiras na temática atividade física e envelhecimento. O banco de dados foi construído utilizando-se a base de dados Web of Science (WoS), selecionando-se a Coleção SciELOBrazil. Os termos utilizados na busca foram relacionados com “atividade física” e “envelhecimento”. Foram coletadas variáveis de autoria, número/média de publicações, número/média de citações, quantidade de publicações realizadas por instituição e palavras-chave citadas nos estudos. Posteriormente, os dados foram analisados no software VOS viewer, onde mapas de rede foram criados. Foram encontrados 19 clusters de autores, sendo identificadosaqueles que mais publicam na área da atividade física e envelhecimento no Brasil. Com relação às instituições, verificou-se uma concentração de publicações em Universidades do Sul e Sudeste, com destaque para São Paulo. Com relação às palavras-chave, verificou-se que as mais utilizadas nos estudos foram: qualidade de vida, força muscular, fatores de risco, obesidade e hipertensão. Em conclusão, a temática apresentou expansão com o passar dos anos, identidade própria e consistência nas redes de produção e colaboração entre autores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Fabricio Sandreschi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em bacharelado em Educação Física pela UDESC e mestre em Ciências do Movimento Humano também pela UDESC. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFSC e atua como analista técnica na Coordenação Geral de Promoção da Saúde e Ações Intersetoriais (CGPROFI) do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, Envelhecimento Humano, Promoção da Saúde, Avaliação de Programas e Formulação de Políticas Públicas.

Giovana Zarpellon Mazo, Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (1989), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFSM (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC. Ministra disciplinas no Curso de graduação em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte- CEFID da UDESC. É professora permanente do curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. É professora do curso de mestrado em Gerontologia da UFSM. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- nível 2, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Atividade Física, Saúde e Envelhecimento que faz parte do Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC, o qual coordena.

Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

ossui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e pós doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign EUA (2011). Estágio formação na universidade de Nebraska Medical Center EUA (2016). Atualmente é professor associada III da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Sandreschi, P. F., Mazo, G. Z., & Benedetti, T. R. B. (2021). ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS NA TEMÁTICA ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.98300

Edição

Seção

Artigos originais