O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO

Autores

  • Priscilla Cardoso da Silva
  • Isadora Loch Sbeghen
  • Pâmela Andrieli da Silva Tristâo
  • Amanda Suely Rodriguez de Vargas
  • Eliane Jost Blessmann

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.97671

Resumo

O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Silva, P. C. da, Sbeghen, I. L., Tristâo, P. A. da S., Vargas, A. S. R. de, & Blessmann, E. J. (2019). O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 24. https://doi.org/10.22456/2316-2171.97671

Edição

Seção

Artigos originais