ASSOCIAÇÃO ENTRE OS HÁBITOS ALIMENTARES E A INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE IDOSAS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Deise Jaqueline Alves Faleiro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Enaiane Cristina Menezes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Giovana Zarpellon Mazo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.96877

Palavras-chave:

Atividade Física. Hábitos Alimentares. Incontinência Urinária. Idosos.

Resumo

Objetivo: Verificar a associação entre os hábitos alimentares e a presença ou não de incontinência urinária em idosas praticantes de atividade física. Método: Participaram deste estudo transversal 136 idosas praticantes de atividade física. Foram aplicadas, em forma de entrevista, um questionário para caracterizar a amostra quanto as características sociodemográficas, clínicas, ginecológicas, obstétricas, comportamentais e hereditárias, o International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form, para verificar a incontinência urinária, e o Questionário de Frequência Alimentar adaptado, para avaliar os alimentos consumidos. A análise de dados foi realizada de forma descritiva e por meio do teste de qui-quadrado entre a presença de incontinência urinária e os alimentos. Resultados: Dentre as idosas, 62,5% eram continentes e 38,2% incontinentes. Os alimentos mais ingeridos entre as idosas foram as frutas ácidas e o café. Houve baixo consumo de chás, refrigerante, álcool, adoçante, doces diet e chocolate. Os hábitos alimentares não se associaram com a incontinência urinária (p>0,05). Conclusão: Não foi encontrada associação dos hábitos alimentares e a presença de incontinência urinária em idosas praticantes de atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Jaqueline Alves Faleiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação saudável, atividade física, envelhecimento humano e incontinência urinária.

Enaiane Cristina Menezes, Universidade do Estado de Santa Catarina


Bacharel em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2013). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UDESC (2015). Aluna regular do Doutorado (2015-2019) em Ciências do Movimento Humano pela UDESC. No ensino, têm experiência ministrando cursos de estatística e de avaliação da aptidão física para idosos. Foi professora da disciplina de Voleibol no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis. Durante formação na Pós-Graduação, realizou estágio de docência nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa (graduação e pós-graduação) e Atividade Física e Envelhecimento (graduação e pós-graduação). Na pesquisa, é membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento - LAGER e do Grupo de Pesquisa em Saúde, Educação, Movimento & Evolução, atuando em linhas de pesquisa voltadas à saúde da mulher e a longevidade e suas relações com a atividade física e a aptidão física. Na extensão universitária atuou como supervisora técnica do Programa de Extensão Grupo de Estudos da Terceira Idade - GETI nos projetos de musculação, musculação para mulheres com incontinência urinária, caminhada e ginástica para idosos. Na administração, foi representante discente no colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH da UDESC e das comissões de replanejamento curricular do PPGCMH e da comissão de bolsas de pós-graduação. Tem experiência em análise de dados de estudos epidemiológicos (observacionais e ensaios clínicos). Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação da aptidão física, atividade física, acelerometria, idoso, treinamento resistido, disfunções pélvicas e saúde baseada em evidências.

Giovana Zarpellon Mazo, Universidade do Estado de Santa Catarina


Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (1989), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFSM (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC. Ministra disciplinas no Curso de graduação em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte- CEFID da UDESC. É professora permanente do curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. É professora do curso de mestrado em Gerontologia da UFSM. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- nível 2, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Atividade Física, Saúde e Envelhecimento que faz parte do Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC, o qual coordena. É coordenadora do programa de extensão universitário Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), que foi implantado na UDESC em 1989. Presta consultoria ao CNPq, CAPES, FAPESC e outras entidades de pesquisas e para periódicos. Atua na área da Educação Física, na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde com enfoque no processo de envelhecimento humano.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Alves Faleiro, D. J., Menezes, E. C., & Mazo, G. Z. (2021). ASSOCIAÇÃO ENTRE OS HÁBITOS ALIMENTARES E A INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE IDOSAS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.96877

Edição

Seção

Artigos originais