MORRER EM VIDA: OS LUTOS DA VELHICE FEMININA

Autores

  • Aline Sabbadini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/campus Assis
  • Camila Cuencas Funari Mendes e Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/campus Assis
  • Joselene Cristina Gerolamo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/campus Assis
  • Mariele Rodrigues Correa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/campus Assis

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.96301

Palavras-chave:

Envelhecimento, Feminino, Luto

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato de experiência de uma atividade desenvolvida em conjunto com idosas frequentadoras de uma oficina da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da UNESP/Assis. O objetivo desse texto é analisar e discutir as perdas relacionadas ao processo de envelhecimento feminino. Partimos do pressuposto de que o luto não precisa ser elaborado apenas em situações de morte concreta, mas também se faz necessário quando há mortes simbólicas, como é o caso da aposentadoria, das mudanças corporais e das expectativas de comportamento que acompanham a velhice. O método adotado foi a Análise de Conteúdo, utilizado para refletir sobre as falas recolhidas durante a realização das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Sabbadini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/campus Assis

Graduada em Psicologia. Mestra em Psicologia pelo Programa Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Pesquisadora vinculada ao núcleo de estudos e pesquisa “Envelhecimento, Finitude e Subjetividade” da Faculdade Ciências e Letras -UNESP (campus de Assis).

Camila Cuencas Funari Mendes e Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/campus Assis

Graduada em Psicologia. Mestra em Psicologia pelo Programa Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Doutoranda e pesquisadora vinculada ao núcleo de estudos e pesquisa “Envelhecimento, Finitude e Subjetividade” da Faculdade Ciências e Letras -UNESP (campus de Assis).

Joselene Cristina Gerolamo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/campus Assis

Graduada em Psicologia. Mestra em Psicologia pelo Programa Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Pesquisadora vinculada ao núcleo de estudos e pesquisa “Envelhecimento, Finitude e Subjetividade” da Faculdade Ciências e Letras -UNESP (campus de Assis).

Mariele Rodrigues Correa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/campus Assis

Graduada em Psicologia. Mestra e doutora em Psicologia. Docente e pesquisadora do programa de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Assis, vinculada ao departamento de Psicologia Social e Educacional. Coordenadora do núcleo de estudos e pesquisa “Envelhecimento, Finitude e Subjetividade” da Faculdade Ciências e Letras -UNESP (campus de Assis).

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Sabbadini, A., Cuencas Funari Mendes e Silva, C., Gerolamo, J. C., & Rodrigues Correa, M. (2021). MORRER EM VIDA: OS LUTOS DA VELHICE FEMININA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.96301

Edição

Seção

Espaço Aberto