LAZER SOBRE RODAS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA POR LESÃO MEDULAR

Autores

  • Valdilene Wagner Universidade Federal do Tocantins
  • Leonardo Pestillo de Oliveira UniCesumar
  • Anderson da Silva Honorato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.95836

Palavras-chave:

Lazer, Pessoa com deficiência, Envelhecimento

Resumo

O envelhecimento é um fenômeno frequentemente estudado na
modernidade e vem atingindo as pessoas com lesão medular graças
ao prolongamento da vida dessa população. Esse estudo objetivou
dialogar com a literatura para verificar as correlações entre as práticas
de atividade física e percepção de saúde com os hábitos de lazer,
identificando como essas vivências podem favorecer a saúde de
pessoas com lesão medular no processo de envelhecimento. Trata-se de um estudo descritivo, correlacional de abordagem quantitativa. Os resultados demonstraram que indivíduos envolvidos em atividades de lazer, práticas de exercícios, e com condições favoráveis de saúde, têm mais chances de amenizar as perdas e as modificações nos corpos humanos causadas no processo de envelhecimento, bem como condições de enfrentamento da depressão e do isolamento social pela melhoria na qualidade de vida. Novas pesquisas são necessárias para compreender de maneira ainda mais abrangente essas áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Valdilene Wagner, Universidade Federal do Tocantins


Mestre em Promoção da Saúde pela UniCesumar - PR. Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Integrado (Campo Mourão/PR). Graduada em Pedagogia pela Unijales (Campus Maringá). Especialista em Educação Especial pela Univale. Possui nove anos de experiência na Educação Básica, atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Possui experiência em desenvolvimento de projetos em escolas de Educação em Tempo Integral. Tem experiência docente em APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Atuou com projetos em Centros de Integração atendendo a crianças e adolescentes de sete a quatorze anos em grau de vulnerabilidade social. Participa do GEL (Grupo de Estudos do Lazer) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e PES - Psicologia Esporte Saúde (UniCesumar) Atualmente atua como Professora Substituta de Educação Física na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Leonardo Pestillo de Oliveira, UniCesumar

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período sanduíche na Université du Québec à Trois-Rivières-Canadá. Pós-doutorado em Saúde Global pela Duke University-EUA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e Promoção da Saúde. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Promoção da Saúde e do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ Psicologia, Esporte e Saúde - PES. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UniCesumar. Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor - PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). 

Anderson da Silva Honorato, Universidade Estadual de Londrina

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Biologia Aplicada à Organização do Ambiente Escolar e do Trabalho, Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UEM-UEL). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Gaspar. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Educação Física Adaptada, Atividades Rítmicas e Expressivas, Dança e Envelhecimento

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Publicado

2020-03-13

Como Citar

Wagner, V., Oliveira, L. P. de, & Honorato, A. da S. (2020). LAZER SOBRE RODAS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA POR LESÃO MEDULAR. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.95836

Edição

Seção

Artigos originais