PROGRAMAS DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Jaqueline Finelli de Freitas Vieira Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo
  • Bibiana Graeff Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.93976

Palavras-chave:

Programas de preparação para a aposentadoria, Preparação, Planejamento, Aposentadoria, Brasil

Resumo

Introdução: As principais leis relacionadas à velhice no Brasil preconizam a promoção de programas de preparação para a aposentadoria (PPA) por instituições públicas e privadas, como ação preventiva e promotora de uma sã e digna qualidade de vida na fase pós-aposentadoria. Objetivo: Identificar e analisar na literatura as impressões de trabalhadores sobre PPAs implementadas ou em vias de implementação no Brasil. Método: Pesquisa qualitativa e exploratória. Feita a partir de uma revisão de literatura, selecionando-se artigos, teses e dissertações publicados entre janeiro de 2012 e setembro de 2018, com as palavras-chave: “preparação” e “aposentadoria”; “planejamento” e “aposentadoria”, e os termos em inglês “retirement” e “preparation”; “retirement” e “planning”, nas bases de dados: Google Acadêmico, Periódicos Capes, Scielo, Psycinfo, Ageline e Web of Science. Resultados e Discussão: Foram selecionados treze estudos, que revelam um predomínio de impressões positivas dos participantes sobre os PPAs, todos oferecidos por instituições públicas. Alguns dos benefícios em participar dos PPAs relatados foram: a troca deexperiências e o compartilhamento de conhecimentos, adquirir uma nova visão da etapa da aposentadoria, impacto positivo nas relações familiares e até um repensar na espiritualidade. Conclusão: Sugere-se que o poder público estabeleça incentivos para que mais instituições promovam PPAs. Na medida em que os ganhos identificados pelos participantes dos PPAs englobam desde uma melhoria da autoestima individual, um impacto positivo nas relações familiares e sociais, até novas perspectivas de atuação profissional ou de voluntariado, infere-se que boas e contínuas estratégias de facilitação da transição do fim do vínculo empregatício para a aposentadoria podem impactar positivamente não apenas os trabalhadores, mas também as famílias, a sociedade em geral e o próprio Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Finelli de Freitas Vieira, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

Matemática pela Universidade de São Paulo e Atuária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Aluna de Mestrado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo. E-mail: j.finelli@bol.com.br.

Bibiana Graeff, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Direito pela Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, E-mail: bibiana.graeff@usp.br.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

de Freitas Vieira, J. F., & Graeff, B. (2021). PROGRAMAS DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.93976

Edição

Seção

Espaço Aberto