ANÁLISE DO PERFIL DE ADMISSÃO, EVOLUÇÃO E DESFECHO INTRA-HOSPITALAR DE IDOSOS: COORTE PROSPECTIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.93036

Palavras-chave:

envelhecimento, hospitalização, mortalidade

Resumo

O envelhecimento populacional é permeado por uma série de desafios para a saúde pública brasileira, desta forma a avaliação do perfil de idosos em internação hospitalar, considerando presença de comorbidades, parâmetros funcionais e presença de fragilidade tornam-se imprescindível. Dessa forma, busca-se avaliar o perfil de idosos na admissão, evolução hospitalar e desfecho e verificar a associação do perfil da admissão com o desfecho da internação. Trata-se de um estudo de coorte prospectiva. Utilizou-se como variáveis da admissão hospitalar o perfil sociodemográfico e perfil clínico-funcional, como variáveis da evolução, o tempo de internação hospitalar e complicações e como desfecho — alta hospitalar ou óbito. Realizou-se análise descritiva e teste do qui-quadrado ou teste exato de Fisher para associação das variáveis. Foram avaliados 493 idosos, com maioria de idosos jovens, que moravam sozinhos, admitidos no hospital devido a neoplasia. Houve associação positiva do óbito com a idade, Delirium, índice de Comorbidades de Charlson, risco sênior, Fragilidade e valores da circunferência de panturrilha. Verificou-se que a população idosa que ingressa em emergência hospitalar apresenta multimorbidades, declínios funcionais, fragilidade e maior exposição a eventos adversos, entre eles o óbito. Recomenda-se a elaboração de estratégias, para que o cuidado prestado nesse ambiente contemple as peculiaridades desse grupo etário, possibilitando melhores resultados de saúde.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamara Graziela Flores, ufsm

Fisioterapeuta, mestra em Gerontologia UFSM e doutoranda em Framacologia UFSM.

Melissa Agostini Lampert, Departamento de Clinica Médica UFSM.

Médica, possui mestrado e doutorado em Clínica Médica PUC. Atua como Docente na Universidade Federal de Santa Maria-RS,Brasil. 

Gabriele Ruiz Keller, UFSM.

Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de Santa Maria, mestranda em gerontologia (UFSM), Rs, Brasil.

Diogo Oliveira de Paula, UFSM.

Acadêmico de Medicina Universidade Federal de Santa Maria - Rs, Brasil.

Erica de Freitas Alvarenga, UFSM.

Medica formada pela Universidade Federal de Santa Maria - Rs, Brasil.

Tassiane Moreira dos Santos, UFSM.

Médica formada pela Universidade Federal de Santa Maria - Rs, Brasil.

Renata Rojas Guerra, UFSM.

Estatistica, formada pela Universidade Federal de Santa Maria, Rs, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Flores, T. G., Lampert, M. A., Keller, G. R., de Paula, D. O., Alvarenga, E. de F., dos Santos, T. M., & Guerra, R. R. (2021). ANÁLISE DO PERFIL DE ADMISSÃO, EVOLUÇÃO E DESFECHO INTRA-HOSPITALAR DE IDOSOS: COORTE PROSPECTIVA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.93036

Edição

Seção

Artigos originais