FRAGILIDADE, COGNIÇÃO, DEPRESSÃO E FUNCIONALIDADE DE IDOSOS EM CONDOMÍNIO HABITACIONAL

Autores

  • Juliana Cerqueira Leite Universidade Federal de São Carlos
  • Isabela Thaís Machado de Jesus Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Souza Orlandi Universidade Federal de São Carlos
  • Marisa Silvana Zazzetta Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.78067

Palavras-chave:

Idoso fragilizado, habitação, envelhecimento

Resumo

Objetivo: Identificar a relação da fragilidade com cognição, depressão e capacidade funcional de residentes em condomínio exclusivo para idosos no interior do estado de São Paulo, Brasil. Método: Estudo transversal, com utilização do método quantitativo. Utilizaram-se da entrevista semiestruturada, do fenótipo de fragilidade proposto por Fried, do Mini Exame do Estado Mental, da Escala de Depressão Geriátrica, Índice de Katz e Escala de Lawton e Brody. Resultados: Participaram do estudo 28 idosos, com média de idade de 73,6 (± 5,95) anos, 64,3% pertenciam ao sexo feminino e 85,7% possuíam renda de um salário mínimo. Houve prevalência de idosos com pré-fragilidade, 42,9%. A fragilidade se correlacionou com a cognição (r: -0,452, p-valor: 0,018) e funcionalidade, segundo Índice de Katz (r: -0,398, p-valor: 0,036) e Escala de Lawton e Brody (r: -0,57, p-valor: 0,002). Conclusão: Os resultados sugerem que idosos jovens estão apresentando condição de pré-fragilidade. Houve correlação das atividades de vida diária e cognição com a fragilidade, achado que compromete a condição de independência para idosos morarem sozinhos em condomínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cerqueira Leite, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Metre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (2016). 

Isabela Thaís Machado de Jesus, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (2016), com bolsa Capes. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Bolsista Técnica - FAPESP "Gestão do projeto Ferramenta de monitoramento da fragilidade de idosos na atenção básica à saúde do Sistema Único de Saúde" (no. processo 2017/02826-4). Tem experiência na área de Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, fragilidade, vulnerabilidade social, cuidador, proteção social básica, atenção primária à saúde. 

Fabiana Souza Orlandi, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Enfermagem pela UFSCar (1999), Mestrado em Enfermagem pela UNICAMP (2004) e Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP (2011). É Professora Adjunta III do Departamento de Gerontologia da UFSCar. É Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSCar (mestrado e doutorado) e do Programa de Pós Graduação em Gerontologia da UFSCar (mestrado). É líder do Grupo de Pesquisa Gerontologia e Qualidade de Vida. É membro do Grupo de Pesquisa Saúde e Envelhecimento e do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva, Atividade Física e Envelhecimento. É membro efetivo do Conselho de Curso de Gerontologia. É Membro da Comissão de Mobilidade e Pesquisa, que assessora a Coordenação do Curso de Gerontologia. É membro efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Marisa Silvana Zazzetta, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Servicio Social - Escuela Superior de Sanidad (1990), graduação em Licenciatura en Servicio Social - Universidad Nacional de Entre Rios (1993), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos do Curso de graduação em Gerontologia, do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós Graduação em Gerontologia (Mestrado). Foi chefe do Departamento de Gerontologia. É parecerista ad hoc de periódicos científicos. É membro da Associação Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Gerontológico, atuando principalmente nos seguintes temas: velhice, gerontologia, idosos, idoso e qualidade de vida. 

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Cerqueira Leite, J., Machado de Jesus, I. T., Souza Orlandi, F., & Silvana Zazzetta, M. (2019). FRAGILIDADE, COGNIÇÃO, DEPRESSÃO E FUNCIONALIDADE DE IDOSOS EM CONDOMÍNIO HABITACIONAL. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 24(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.78067

Edição

Seção

Artigos originais